De acordo com o relatório IDC Predictions Brazil 2024, apresentado na manhã desta terça-feira (06) pela consultoria, o mercado brasileiro de soluções de Segurança da Informação manterá sua trajetória de crescimento, atingindo cerca de US$ 1,7 bilhão em 2024, o que representa avanço acima dos 16% sobre o ano de 2023. As previsões da consultoria apontam que o mercado brasileiro de TIC deve crescer 5,2% neste ano.
Luciano Ramos, Country Manager da IDC Brasil, explica que o uso da Inteligência Artificial embarcada nas tecnologias será o ponto alto para os times de Cibersegurança. Na visão da IDC, o aumento de ataques direcionados às empresas mais vulneráveis fará acelerar a busca por soluções habilitadas por esta tecnologia, especialmente aquelas providas a partir da nuvem. Os recursos de IA embarcados nas soluções têm o objetivo de aumentar a capacidade de detecção e resposta, otimizando o trabalho das equipes de Cibersegurança.
No entanto, o estudo da IDC destaca que as realidades das organizações PMEs e de grande porte são bem distintas: enquanto quase 95% das grandes companhias têm soluções com recursos de AI para ajudar na segurança da TI, 56% das pequenas e médias empresas contam com essas ferramentas.
“Existe uma certa quantidade de empresas que, talvez, não estejam em uma maturidade ideal de proteção dos ativos digitais, podendo ser um alvo da agressividade das ameaças cibernéticas que temos visto no contexto global”, explica Ramos em coletiva imprensa online realizada hoje (06) com jornalistas.
Ramos acrescenta que neste ano, mesmo nas organizações com pouca maturidade, o mercado presenciará uma aceleração na busca por soluções modernas e inteligentes. Além de recursos emergentes de Cyber Security, ganhando espaço no mercado global e aterrissando no Brasil, tais como Interconnected SaaS Security, Identity Fabrics, entre outras.
O IDC Predictions Brazil 2024 reforça também que as equipes de TI recorrerão mais fortemente a seus parceiros de serviços e aos fabricantes para obter apoio sobre como integrar e otimizar o uso de diferentes produtos de SI. Além disso, a busca pela consolidação de soluções e recursos, que foi um dos grandes desafios para os CISOs em 2023, segue firme neste ano.
“Uma empresa grande pode possuir dezenas de produtos de segurança atuando lado a lado e isso é muito difícil de gerenciar. Seja pela interoperabilidade ou gestão dos fornecedores. Em 2024, as organizações e as equipes de TI e Segurança vão buscar cada vez mais parceiros e fabricantes. Esse movimento de integração e otimização vai continuar”, antecipa Ramos.