Para Pedro Nuno, CISO no Banco BMG, quando o assunto maturidade é abordado dentro das organizações, o termo “fazer o básico bem-feito” vem à tona. Na visão do executivo, não adianta pensar em um nível alto de maturidade em Segurança sem começar pela base do processo.
“Sim, é complexo atingir um certo nível em todos os processos e modelos de negócio. A maturidade não vem apenas das melhores práticas, mas também de pessoas e vimos isso na dinâmica do Cyber Arena”, comenta o executivo em entrevista à diretora executiva da Security Report, Graça Sermoud.
Ainda de acordo com Nuno, o GAP de mão de obra qualificada está impactando diretamente os líderes. Para ele, é um problema geral do mercado, tanto para as empresas usuárias quanto para parceiros e fornecedores. “É preciso definir algumas estratégias, porque não é retenção ou questão de salário, mas sim, de capacitarmos essa mão de obra”, acrescenta o CISO no Banco BMG.
Pedro Nuno esteve no encontro Security Leaders Cyber Arena, evento que reuniu 50 líderes em Segurança da Informação em Itu, no interior de São Paulo. O objetivo do encontro foi compartilhar informações e expertise para trabalharem em favor de um ambiente de Segurança de dados mais consolidado.