Para Vitor Sena, CISO e DPO da Gerdau, existem muitos desafios que estão relacionados à escassez de recursos, como mão de obra qualificada, retenção de talentos e alguns ligados à pulverização de tecnologia.
“Você tem uma série de opções e, às vezes, precisa ter uma visão muito clara para saber qual leque de ferramentas deve ser abordado e utilizado. Isso parece que é agnóstico ao tipo de indústria e mercado que estamos, todos estão passando pelo mesmo tipo de dificuldade”, comenta o executivo em entrevista à diretora executiva da Security Report, Graça Sermoud.
Ainda de acordo com Sena, a colaboração é um fator primordial para a superação desses desafios. Para ele, esse pilar é essencial porque um determinado problema pode ser o mesmo que outra empresa ou mercado enfrenta no momento.
“Essa colaboração fortalece a comunidade como um todo e eleva o nível de Segurança. O importante é entender como estamos preparados para responder um incidente e, principalmente, como evitar que isso aconteça”, finaliza o CISO e DPO na Gerdau.
Vitor Sena esteve no encontro Security Leaders Cyber Arena, evento que reuniu 50 líderes em Segurança da Informação em Itu, no interior de São Paulo. O objetivo do encontro foi compartilhar informações e expertise para trabalharem em favor de um ambiente de Segurança de dados mais consolidado.