A privacidade individual no ambiente digital está em pauta há algum tempo e ainda renderá bastante assunto. Um exemplo mais recente é a invasão da rede social Facebook. Quando os hackers fizeram esse ataque, a privacidade de 50 de milhões de usuários foi violada.
A suspeita da Comissão de Proteção de Dados da Irlanda é de que o Facebook tenha violado a GDPR, em vigor desde maio deste ano e se caso essa for a conclusão a empresa receberá um valor altíssimo de multa. Essa é uma das situações que demonstram a importância de uma lei específica que cuide da segurança da proteção dos dados.
No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), sancionada em agosto de 218, altera alguns dispositivos da Lei Marco Civil da Internet, apesar da necessidade de complementos, é um grande passo. “O Brasil acaba de entrar no mesmo patamar dos países desenvolvidos, com certeza é um avanço”, comenta a advogada Mariana Nogueira, sócia do Leite, Tosto e Barros Advogados.
O País está caminhando para mais uma etapa importante, não só para quem utiliza as redes sociais, mas para esse novo mercado de consumo pela internet.
Para elucidar o que vem acontecendo, o LTB elaborou o infográfico abaixo, com um resumo do cenário atual.