Laboratório detecta Telegram premium falso para roubar dados de Android

Malware FireScam invade aparelhos para coletar informações sensíveis e monitorar atividades dos usuários

Compartilhar:

A ISH Tecnologia alerta para um aplicativo falso que se passa pela versão premium do Telegram para baixar um malware em dispositivos Android. Conhecido como FireScam, o software malicioso rouba dados e monitora a atividade das vítimas sem seu consentimento.

 

O malware é distribuído por meio de um site de phishing que imita a RuStore, utilizada para download legítimo de aplicativos na Rússia. A loja, lançada em 2022, é uma alternativa ao Google Play e a App Store da Apple, por conta das sanções ocidentais que afetaram o acesso de usuários russos a softwares móveis.

 

Projetado para ser um spyware eficiente, o FireScam tem a capacidade de monitorar as mais diversas atividades nos aparelhos infectados. Seu potencial de controle assume a supervisão de notificações, mensagens, respostas e conteúdo da área de transferência. Além disso, o malware envia os dados capturados para servidores remotos a partir do Firebase Realtime Database, e permite que invasores acessem esses materiais.

 

Método de ataque

O arquivo APK obtido no site de phishing atua como um dropper. Após a instalação, o FireScam se disfarça como a versão premium do Telegram para iniciar o processo de roubo de dados.

 

Segundo o time de Inteligência de Ameaças da ISH, o FireScam usa o NP Manager para proteger o pacote ru.get.app contra análise e engenharia reversa, ao empregar criptografia e ofuscação. Ele identifica ambientes de depuração ou sandbox, e ajusta seu comportamento para evitar detecção. O spyware define permissões personalizadas para limitar o acesso, criando um backdoor que permite a comunicação com outros aplicativos maliciosos.

 

O material da ISH revela ainda que invasores utilizam o malware para monitorar atividades do aplicativo de mensagens no dispositivo comprometido e acessar demais dados de comunicação confidenciais, para facilitar a vigilância e roubo de dados.

 

Prevenção

Como recomendação para evitar a disseminação maliciosa do FireScam, a ISH Tecnologia recomenda, em primeiro lugar, que os usuários priorizem lojas seguras e confiáveis para o download de aplicativos, tendo cuidado com as URLs e avaliações de usuários.

 

Além disso, a empresa também destaca que é importante aderir a firewalls de aplicativos web para filtrar e bloquear atividades suspeitas, além de desenvolver um plano abrangente de resposta a incidentes.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Estudo: Gatilhos inesperados em prompts de IA podem gerar código inseguro

Alerta para desenvolvedores no Brasil, estudo demonstra como o viés em modelos de IA pode introduzir vulnerabilidades em softwares críticos...
Security Report | Overview

Black Friday multiplica pontos cegos de Segurança nas empresas, alerta pesquisa

Corrida por performance e disponibilidade abre brechas justamente no maior pico de transações do ano
Security Report | Overview

Análise alerta que estreias de filmes podem ser usadas como iscas em golpes online

Pesquisa mostra que interesse em grandes lançamentos podem ser usados para aplicação de golpes de streaming e campanhas de phishing...
Security Report | Overview

Magalu Cloud conquista certificação de gestão de Segurança da Informação

Serviço de nuvem foi reconhecida com a ISO/IEC 27001; Magalu Cloud divulga o teste que comprova a confidencialidade e integridade...