Laboratório de threat intel detecta roubo de credenciais em quase 800 empresas globais

O grupo Sophos X-Ops, focado em pesquisas no cenário cibercriminoso internacional, detectou uma nova campanha de comprometimento de credenciais válidas via golpes de engenharia social. Para escapar dessa nova ameaça, os especialistas recomendam elevar urgentemente os níveis de conscientização do mercado em geral

Compartilhar:

Em 51 dias, um grupo de atacantes, provavelmente da Rússia, enviou mais de 2 mil e-mails de phishing direcionados a quase 800 empresas e organizações de setores governamentais, de saúde, de energia e de infraestrutura.

 

Os e-mails fizeram uso de uma técnica incomum e altamente personalizada: a inclusão do logotipo retirado do próprio site do alvo na página de phishing. Uma vez aberta, era solicitado que as vítimas inserissem suas senhas nessa página de login, que parecia ser o próprio site da empresa. Os atacantes, então, extraíram as senhas roubadas para canais no Telegram.

 

Ao que tudo indica, os invasores parecem ter se aproveitado de pessoas que tinham seus endereços de e-mail registrados em um site específico da comunidade de uma companhia – e foi assim que a Sophos X-Ops foi alertada sobre o ataque.

 

O pesquisador do Sophos X-Ops, equipe de especialistas em inteligência de ameaças da companhia, Andrew Brandt, inicialmente recebeu um e-mail de um dos cibercriminosos enquanto concorria às eleições para o conselho escolar local de Boulder, nos Estados Unidos, e os golpistas fingiram ser um de seus colegas candidatos.

 

Quando as mensagens iniciais de comprometimento de e-mail comercial (BEC) falharam, os criminosos passaram a usar e-mails de phishing, enviando a Andrew mensagens com um anexo contendo a página de login do que parecia ser o site de sua campanha pessoal.

 

“As campanhas eleitorais funcionam da mesma forma que uma empresa e estão sujeitas aos mesmos tipos de ameaças, como esquemas com motivação financeira e roubo de credenciais. Se você trabalha em uma companhia ou em uma iniciativa política, é provável que receba uma certa quantidade de e-mails de pessoas que não conhece, mas que indicam algum senso de urgência. É esse impulso de responder rapidamente que pode trazer problemas. Qualquer pessoa que tenha suas informações de contato disponíveis online precisa de treinamento para reconhecer esses tipos de ataques, além de ferramentas como a autenticação multifator, que funciona como uma rede de segurança contra phishing”, afirma Brandt.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Até 2028, 25% das empresas adotará navegadores que protejam contra phishing, aponta Gartner

A consultoria informa que os navegador corporativo seguro (SEB) oferecem camada extra de controle no acesso a aplicações web, especialmente...
Security Report | Overview

Novo vírus é distribuído em vídeos para roubar dados confidenciais, diz pesquisa

“Arcane stealer” é um novo vírus, que segundo especialista rouba credenciais de contas, dados financeiros e informações do sistema ao...
Security Report | Overview

82% dos brasileiros não possuem sistemas de proteção em mobile

Embora seja o dispositivo mais importante no uso cotidiano de aparelhos eletrônicos, o país ainda carece de conscientização adequada sobre...
Security Report | Overview

Contas laranjas desafiam sistema financeiro global e brasileiro, aponta relatório

O uso de contas laranjas cresce no Brasil e expõe fragilidades no combate à lavagem de dinheiro e fraudes no...