O Laboratório farmacêutico Cristália, com sede em Itapira, no interior de São Paulo, comunicou que foi vítima de um ataque cibernético no dia 9 de setembro de 2021, causando indisponibilidade de parte dos sistemas e operações.
Em comunicado, o laboratório comentou que rapidamente iniciou os protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e mitigar quaisquer impactos e que os principais bancos de dados foram preservados. As equipes internas de proteção de dados e tecnologia estão trabalhando em um plano de contingência.
No momento, a maior parte das operações do laboratório já foram restabelecidas, inclusive o atendimento aos clientes. “Ressaltamos que fazemos uso de tecnologia e padrões rígidos de segurança e que continuaremos a revisar, reforçar e aprimorar a cada dia nossos protocolos de segurança, infraestrutura e controles internos”, diz comunicado.
A Security Report disponibiliza o comunicado completo do Laboratório Cristália na íntegra:
“Cristália Produtos Químicos Ltda. (“Laboratório Cristália”) informa que no último dia 9 de setembro sofreu um ataque cibernético criminoso, resultando na indisponibilidade de parte de seus sistemas e operações.
Imediatamente os protocolos de controle e segurança foram acionados para bloquear o ataque e mitigar quaisquer impactos, sendo que nossos principais bancos de dados foram preservados.
Equipes internas de proteção de dados e tecnologia estão trabalhando em um plano de contingência.
Neste momento, contamos com a maior parte das nossas operações restabelecidas, inclusive o atendimento a nossos clientes.
Ressaltamos que fazemos uso de tecnologia e padrões rígidos de segurança e que continuaremos a revisar, reforçar e aprimorar a cada dia nossos protocolos de segurança, infraestrutura e controles internos.
Manteremos o mercado e as autoridades informados sobre qualquer informação relevante a este assunto”.
Ricardo Pacheco
Presidente do Conselho e Diretor Geral Laboratório Cristália”