Kaspersky detecta vulnerabilidade no Google Chrome

A companhia reportou-a ao Google, que já disponibilizou a correção. Após a análise PoC (prova de conceito) enviada, o Google confirmou que  esta é uma vulnerabilidade em dia zero (zero-day).

Compartilhar:

A Kaspersky encontrou uma vulnerabilidade desconhecida, nomeada por CVE-2019-13720, no navegador Google Chrome. Vulnerabilidades zero day são falhas não conhecidas em software, que podem ser exploradas por criminosos para causar danos inesperados às vítimas. Esse novo exploit foi usado em ataques injeção de código malicioso no estilo de watering hole, estava hospedado em um portal de notícias em coreano. Um código Javascript malicioso era injetado na página principal, que por sua vez carregava um script de identificação para um servidor remoto, para verificar se o sistema da vítima poderia ser infectado, examinando as versões do navegador utilizado.

 

O ataque então tentava explorar a vulnerabilidade no navegador Google Chrome e o script checava se a versão 65 ou anterior era usada. Esse exploit dava ao criminoso uma condição de Use-After-Free (UaF), que é bastante perigosa, pois permite cenários onde a execução de códigos maliciosos são permitidos.

A vulnerabilidade detectada foi usada no que os especialistas da Kaspersky chamam de “Operação WizardOpium”. Certas semelhanças no código apontam para um possível vínculo entre esta campanha e os ataques realizados pelo Lazarus. Além disso, o perfil do site de destino é semelhante ao encontrado em ataques anteriores do tipo DarkHotel, que implementaram recentemente ataques comparáveis de bandeira falsa.

A vulnerabilidade foi detectada pela tecnologia Exploit Prevention da Kaspersky, incorporada na maioria dos produtos da empresa.
 

“A descoberta do zero-day no Google Chrome demonstra mais uma vez que apenas a colaboração entre a comunidade de segurança e os desenvolvedores de software, bem como o investimento constante em tecnologias de prevenção, podem nos manter protegidos contra ataques repentinos e ocultos”, disse Anton Ivanov, especialista em segurança da Kaspersky.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Pesquisa aponta que empresas priorizarão em Segurança, transformação de processos críticos e eficiência operacional em 2026

O estudo mostra que a maior parte das companhias (60%) projeta crescimento no orçamento de TI, sendo que 37% esperam...
Security Report | Overview

53% dos consumidores já confundiram mensagens legítimas com golpes

Estudo alerta para pico de fraudes e reforça importância das comunicações corporativas verificadas durante a temporada de festas
Security Report | Overview

Análise: Novo trojan bancário para Android reforça alerta sobre segurança mobile

Segundo a pesquisa, diferente das ameaças mais antigas, esse trojan utiliza permissões de acessibilidade para capturar informações sensíveis, explorando a...
Security Report | Overview

Setor de manufatura amadurece o uso de IA e reduz riscos, aponta pesquisa

Pesquisa revela que o setor manufatureiro está reduzindo a dependência de ferramentas de IA não autorizadas, com crescimento expressivo no...