A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) informou que os sistemas da Seção Judiciária se encontram fora do ar nesta quarta-feira (06), com exceção apenas do PJe 2.X, um serviço que abriga ações judiciais originadas em Turmas Recursais. Em nota divulgada, o órgão não informou o motivo que afetou os sistemas, as suspeitas é que o JFPE possa ser vítima de ataque cibernético.
O órgão comenta ainda que as equipes de Tecnologia da Informação já foram acionadas para trabalhar no incidente e ressalta que com exceção dos processos no PJe 2.X, todos os prazos processuais, assim como os atendimentos virtuais e presenciais estão suspensos por tempo indeterminado, incluindo o sistema de telefonia e o acesso ao portal da JFPE.
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região – TRF-3 também foi vítima de ataque cibercriminosos e segue com os serviços temporariamente indisponíveis. Em um documento encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça na sexta-feira (01), o órgão informou que foi vítima de um ataque do tipo ramsomware, que criptografou e indisponibilizou acesso para alguns equipamentos do parque e também parte de seu ambiente de virtualização.
A Polícia Federal foi acionada e instaurou um inquérito. Além disso, uma equipe especializada em crimes cibernéticos esteve no local para iniciar as investigações.
A Security Report disponibiliza na íntegra o comunicado na íntegra:
“SISTEMAS DA JFPE ESTÃO FORA DO AR POR TEMPO INDETERMINADO
A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) informa que os sistemas da Seção Judiciária se encontram fora do ar, com exceção apenas do PJe 2.X.
As equipes de Tecnologia da Informação já foram acionadas e, com exceção dos processos no PJe 2.X, todos os prazos processuais, assim como os atendimentos virtuais e presenciais estão suspensos por tempo indeterminado, incluindo o sistema de telefonia e o acesso ao portal da JFPE.”
*Com informações do G1