O governo do Reino Unido anunciou nesta semana que enviará um empréstimo de 1,5 bilhão de libras (cerca de R$ 10 bilhões na cotação atual) à Jaguar Land Rover com vistas a conter os danos causados pela paralisação industrial e de comércio da montadora de veículos de luxo, causada por um incidente cibernético de grandes proporções em sua estrutura global.
O montante foi obtido, segundo o jornal Estado de São Paulo, o valor foi adquirido junto a um banco comercial, com a garantia do UK Export Finance (UKEF), a agência de crédito à exportação do país. A proposta é que a dívida contraída seja completamente quitada em cinco anos, conforme anunciou o Secretário de Negócios inglês, Peter Kyle.
“Essa ação decisiva ajudará a apoiar a cadeia de abastecimento e a proteger empregos qualificados nas regiões de West Midlands, Merseyside e em todo o Reino Unido. O foco é apoiar o setor automotivo a longo prazo por meio de uma estratégia industrial moderna e dos acordos comerciais históricos que assinamos para impulsionar as exportações, como parte do nosso Plano para a Mudança”, acrescentou o Secretário.
O objetivo central do empréstimo e evitar um possível colapso da cadeia de suprimentos ligada à produção e venda de automóveis da JLR, que sustenta cerca de 120 mil empregos indiretos no setor. De acordo com apuração da agência Reuters, alguns dos fornecedores menores dizem possuir ao menos mais uma semana de fôlego antes que os custos fiquem insustentáveis.
Além disso, a paralisação da própria Jaguar Land Rover representa um impacto relevante à economia britânica: ela é considerada a maior produtora de veículos automotivos do país, com operações internacionais suspensas tanto no próprio país quanto em parques industriais grandes, como no Brasil. Apenas no Reino Unido, a JLR emprega mais de 34 mil profissionais.
Em nota, o governo britânico disse estar em contato diário com a montadora e especialistas em Cyber para alinhar desafios e possibilidades de apoio para retomar a produção da JLR quanto antes. “Esse ciberataque não é apenas uma ação contra um ícone entre as marcas do Reino Unido, mas contra uma empresa líder do setor automotivo global, além dos homens e mulheres cujo sustento dependem dela”, concluiu Kyle.
Histórico do ciberataque
A crise que se abateu à Jaguar Land Rover se iniciou ainda na primeira semana de setembro, quando ela admitiu em nota que foi atingida por um incidente cibernético que impactou suas atividades de produção e venda de veículos globalmente. Até então, não havia indícios de vazamentos de dados, porém, na semana seguinte, a JLR confirmou que parte dos dados mantidos internamente foram expostos durante a ação.
Desde então, a companhia vem brigando para retomar depressa a produção e distribuição dos seus veículos, mas tem enfrentado grandes desafios, uma vez que cada trecho de sua estrutura global vinha buscando a retomada em um ritmo diferente. A última atualização se deu na última semana, quando foi anunciado que o processo de recuperação das estruturas digitais foi iniciado, porém, segundo o Estado, a recuperação total ainda pode levar tempo.
A Security Report divulga, na íntegra, nota divulgada pelo Governo do Reino Unido:
“O governo concordou em apoiar a Jaguar Land Rover (JLR) com uma garantia que deverá liberar até £ 1,5 bilhão para dar segurança à sua cadeia de suprimentos após um recente ataque cibernético, anunciou hoje (28 de setembro) o secretário de Negócios, Peter Kyle.
O empréstimo de um banco comercial, apoiado pela Garantia de Desenvolvimento de Exportação (EDG) fornecida pela agência de crédito à exportação UK Export Finance, será pago ao longo de cinco anos e reforçará as reservas de caixa da JLR para que ela possa apoiar sua cadeia de suprimentos, que foi fortemente afetada pela paralisação.
O secretário de Negócios e Comércio, Peter Kyle, disse:
Este ataque cibernético não foi apenas um ataque a uma marca britânica icônica, mas ao nosso setor automotivo líder mundial e aos homens e mulheres cuja subsistência depende dele.
Após nossa ação decisiva, esta garantia de empréstimo ajudará a apoiar a cadeia de abastecimento e proteger empregos qualificados em West Midlands, Merseyside e em todo o Reino Unido.
Estamos apoiando nosso setor automotivo a longo prazo por meio de nossa moderna Estratégia Industrial e dos acordos comerciais históricos que assinamos para impulsionar as exportações, como parte do nosso Plano para Mudança.
A ministra da Fazenda, Rachel Reeves, disse:
A Jaguar Land Rover é uma empresa britânica icônica que emprega dezenas de milhares de pessoas — uma joia da coroa da nossa economia.
Hoje estamos protegendo milhares desses empregos com até £ 1,5 bilhão em financiamento privado adicional, ajudando-os a apoiar sua cadeia de suprimentos e proteger uma parte vital da indústria automobilística britânica.
Com fábricas em Solihull e Wolverhampton, em West Midlands, além de Halewood, em Merseyside, a JLR é uma das maiores exportadoras do Reino Unido e uma importante empregadora, empregando 34.000 pessoas diretamente em suas operações no Reino Unido. Ela também opera a maior cadeia de suprimentos do setor automotivo do Reino Unido, composta em grande parte por PMEs e empregando cerca de 120.000 pessoas.
Este apoio segue-se a uma visita do Secretário de Negócios e Ministro da Indústria à sede da JLR em Gaydon e à Webasto, fabricante de teto solar da JLR, esta semana, para se reunir com líderes seniores, trabalhadores e membros de sua cadeia de suprimentos.
O prefeito de West Midlands, Richard Parker, disse:
Este apoio é vital para West Midlands – ele manterá as pessoas empregadas, protegerá as empresas menores que dependem da JLR e dará à nossa região a estabilidade de que precisa enquanto a produção estiver paralisada.
Continuarei trabalhando arduamente com ministros e a indústria para proteger os empregos e garantir que nosso setor automotivo de classe mundial saia mais forte dessa situação.
O governo tem mantido contato diário com a JLR e especialistas em segurança cibernética para ouvir as preocupações e saber que tipo de apoio pode ser fornecido para retomar a produção.
O apoio segue várias ações significativas do governo nos últimos meses para apoiar o setor automotivo do Reino Unido, incluindo a garantia de acordos comerciais históricos com a Índia e os EUA para impulsionar as oportunidades de exportação para as empresas britânicas através da redução de tarifas.
O governo também lançou um Subsídio para Carros Elétricos para apoiar a transição para veículos com emissão zero e incentivar a fabricação sustentável, além de reduzir os custos de eletricidade industrial para milhares de empresas por meio do Esquema de Competitividade Industrial Britânica, como parte da Estratégia Industrial moderna.
A Estratégia também comprometeu £ 2 bilhões em capital e financiamento de P&D para o setor automotivo até 2030, e £ 500 milhões adicionais para estender o apoio de P&D para a indústria até 2035.”
*Com informações do Governo Britânico, do Estado de São Paulo e da Agência Reuters