Desde o ataque cibernético no datacenter da Prefeitura do Rio de Janeiro na última segunda-feira (15) e que resultou na indisponibilidade de alguns serviços municipais, as equipes técnicas estão trabalhando 24 horas e 7 dias por semana para que os sistemas do órgão voltem o mais rápido possível. “A IplanRio desde o primeiro momento da descoberta do ataque hacker, colocou em prática um plano de ação e está empenhada em retornar à normalidade o quanto antes”, diz comunicado.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que o cibercrimonoso responsável pela ação tentou roubar dados sigilosos do governo. Paes, comentou ainda que os trabalhos seguem para que os sistemas voltem à normalidade. O Prefeito reforçou a informação já divulgada anteriormente em que os dias de instabilidade dos serviços oficiais não serão contados como dias úteis para fins de vencimentos de impostos e outras contas que dependem desses sistemas.
“Em caso de dúvidas e informações, acessem as contas oficiais da Prefeitura do Rio nas redes sociais. Este é o canal oficial de informações em tempo real sobre tudo que está acontecendo”, completa Paes.
O órgão anunciou na manhã da última quinta-feira (18), que o controle da administração e dos sistemas de rede foram retomados. Porém, os serviços ainda continuam fora do ar até que o ambiente digital esteja seguro. O crime foi registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) para que o responsável seja identificado.