Inteligência Artificial na cibersegurança: do combate aos ataques ao fim das senhas

Grande tendência para a cibersegurança em 2022, a IA desempenha inúmeros papéis na proteção dos dados e na garantia da privacidade

Compartilhar:

*Por Marco DeMello

 

Sabe aquela imagem de uma pessoa de capuz, em um local escuro cheio de monitores e que passa horas tentando invadir um sistema? Esqueça, isso não existe mais. Com os vazamentos de dados cada vez mais frequentes, somados à incorporação de Inteligência Artificial (IA), os hackers revolucionaram a forma como realizam seus ataques.

 

É como se tivéssemos exércitos de robôs sendo treinados 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atingirem empresas de todos os tipos, com um alto grau de assertividade, uma vez que utilizam de IA para treinarem suas máquinas, aprenderem sobre o comportamento dos usuários e, assim, planejarem e executarem seus ataques.

 

Grande tendência para a cibersegurança em 2022, a IA desempenha inúmeros papéis na proteção dos dados e na garantia da privacidade. A começar pelas soluções de proteção que a utilizam para combater os ciberataques, que podem ter como consequências diretas para empresas o vazamento de dados e sanções da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além das indiretas, tais como mancha irreparável na reputação e até a falência.

 

E como a IA é utilizada na segurança digital? Diferentemente de um antivírus, que não faz análise comportamental, uma solução de segurança que utiliza a IA, com inteligência baseada em machine learning e deep learning, o que possibilita que ela faça análise comportamental e heurística e consiga, em segundos, detectar ameaças. Por este motivo, é a forma mais efetiva de combater qualquer tipo de ciberataque, pois utiliza como “vacina” a mesma tecnologia utilizada pelos atacantes.

 

Somado a isso, quando digo que os hackers estão de posse de milhares de credenciais, outro problema que precisa ser solucionado imediatamente e só será possível graças à IA é a senha.

 

Método totalmente ultrapassado e obsoleto para efetuar login, criado há décadas, a senha precisa ser substituída urgentemente. E como isso seria possível? Por meio de autenticação biométrica com acuracidade próxima a 100%, o que impossibilitaria qualquer outra pessoa de se logar indevidamente nos sistemas.

 

 

Tais exemplos demonstram o quanto IA é sinônimo de segurança, é atual, é necessária e precisa ser democratizada com urgência. O mundo precisa acompanhar as transformações e explorar todo o potencial que esta tecnologia oferece à população, desempenhando papel fundamental em todas as áreas da sociedade.

 

*Marco DeMello é Sócio-fundador e CEO da PSafe

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Clube de futebol da Espanha fecha parceria com fornecedor de Cibersegurança

O clube espanhol de futebol, Girona FC, adota a arquitetura de cibersegurança para proteger seus ambientes digitais
Security Report | Overview

Tentativas de fraudes online atingem quase 60% dos brasileiros, revela pesquisa

Pesquisa revela que mais da metade dos brasileiros caem em golpes; Compras online e Pix concentram a maior quantidade de...
Security Report | Overview

IA agêntica exige CIOs com visão de RH

Artigo trata que IA agêntica surge como “nova colega de trabalho” nas empresas, exigindo dos CIOs uma gestão semelhante à...
Security Report | Overview

Setor de Educação mostra fortalecimento contra o ransomware em estudo

97% da vítimas do segmento recuperaram dados criptografados e pagamentos de resgate caíram drasticamente