Agora é oficial. Após diversos rumores, a Intel anuncia a venda da maior parte de sua divisão de Segurança, a Intel Security, por US$ 3,1 bilhões. No site oficial da marca, em carta aberta assinada pelo VP Christopher Young, o líder oficializou a notícia de que a McAfee passa a ser controlada pela TPG, grupo de investimento que terá direito a 51% das ações da instituição.
Chris continuará como CEO da empresa após a consolidação da compra e afirma que, mesmo com os 49% das ações, “eles terão acesso a recursos financeiros e operacionais, permitindo realizar um novo negócio com muito potencial”. No final, disse o VP, a marca irá emergir com mais força totalmente comprometida a ser a melhor fornecedora de soluções de Segurança da indústria. Segundo o anúncio, os clientes irão se beneficiar dessa mudança, encontrando uma organização mais focada, ágil e independente.
De acordo com Young, A TPG é um grupo de investimento experiente em tecnologia que foi atraído para impulsionar o potencial da McAfee a longo prazo. Atualmente, a marca protege mais de um quarto de bilhão de endpoints, tem mais de 200 milhões de consumidores e detecta mais de 400 mil novas ameaças por dia.
Os rumores de uma possível venda da divisão de segurança vinham ocorrendo há meses. A Intel adquiriu a McAfee por US$ 7 bilhões em 2010. A transação também envolveu polêmicas quando o fundador John McAfee abriu um processo numa tentativa de voltar a utilizar seu sobrenome para nomear outra empresa.