Instabilidade no e-commerce da Pague Menos expôs preços falsos de produtos

Consumidores da rede de drogarias publicaram nas redes ofertas muito abaixo do padrão de ofertas da companhia e pagamentos direcionados a uma chave Pix não condizente com o usado pela Pague Menos. Em nota, a empresa afirmou se tratar de uma instabilidade pontual no espaço da rede, que já foi corrigido

Compartilhar:

A rede de farmácias Pague Menos confirmou, por meio de nota enviada à Security Report hoje (23), que seu site de e-commerce foi atingida por uma instabilidade pontual, causando alterações nos preços e potenciais desvios dos pagamentos dos consumidores para uma chave Pix falsa. Ainda de acordo com o comunicado, a falha já teria sido corrigida.
Usuários de mídias sociais apontaram que diversos produtos disponíveis no site da varejista estavam sendo vendidos a preços muito abaixo do usual, com alguns deles chegando a custar apenas R$ 1. Além disso, os pagamentos pelos itens afetados eram todos efetuados por meio do Pix, porém a chave receptora dos valores não era a identificada com a Pague Menos, mas de outro destinatário desconhecido.
Na nota, a rede não informa se o incidente se deu devido a um ciberataque à plataforma de vendas, tampouco deu mais detalhes sobre a integridade dos dados de usuários ou qualquer tipo de impacto à continuidade do negócio.
“A situação foi prontamente identificada, contornada e o ambiente estabilizado. Os clientes impactados estão sendo contactados e seus pedidos serão entregues ou ressarcidos. A Pague Menos reforça seu compromisso com a segurança das informações, a transparência na comunicação e o respeito aos seus clientes”, acrescenta a mensagem.
No último ano, outra empresa varejista impactada por um ataque cibernético foi a marca de joias brasileira Pandora. Na ocasião, a empresa explicou que o incidente utilizou uma plataforma terceirizada para promover uma violação de dados relacionados à clientes cadastrados nos sistemas da joalheria.
A Security Report publica, na íntegra, nota enviada pela Pague Menos:
A rede de farmácias Pague Menos informa que identificou uma instabilidade pontual em seu ambiente digital, o que já foi corrigido. O processo acabou reativando itens descontinuados e gerando inconsistências no pagamento via PIX.
 
A situação foi prontamente identificada, contornada e o ambiente estabilizado. Os clientes impactados estão sendo contactados e seus pedidos serão entregues ou ressarcidos. 
 
A Pague Menos reforça seu compromisso com a segurança das informações, a transparência na comunicação e o respeito aos seus clientes.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Uso de IA em fraudes de identidade dispara 300% e coloca e-commerce em alerta

Relatório global da Veriff indica que uma em cada 25 verificações digitais em 2025 foi fraudulenta; América Latina registra alta...
Security Report | Overview

Relatório aponta crescimento de golpes em anúncios e redes sociais no 4º trimestre

Anúncios falsos lideraram ataques ao consumidor em 2025; deepfakes começam a aparecer em redes sociais
Security Report | Overview

Expansão da IA amplia lacuna entre investimentos e eficácia da segurança na nuvem, aponta Fortinet

Relatório global revela que complexidade dos ambientes híbridos e multicloud cresce mais rápido que a capacidade das equipes de proteger...
Security Report | Overview

7 perguntas para o Board promover o uso sustentável e seguro da IA em seus negócios

Hilmar Becker é Diretor Regional da F5 Brasil, traz insigths que podem ajudar os membros do Board a analisar o...