Insights de dados precisam de conexão com a Cibersegurança

Análise da Trend Micro encomendada à Sapio Research ouviu mais de 2700 executivos em 25 países

Compartilhar:

Pesquisa encomendada pela Trend Micro à Sapio Research revela que muitos líderes empresariais não veem a ligação entre a segurança digital e a percepção de dados, embora reconheçam que uma segurança eficaz pode acelerar a digitalização.


Para Jon Clay, vice-presidente de inteligência de ameaças da Trend Micro, “insights orientados por dados são cada vez mais decisivos para o crescimento sustentável dos negócios. Mas, a menos que esses dados estejam devidamente protegidos, tais iniciativas serão construídas sobre areia. É hora de os líderes de negócios reconhecerem a importância da segurança para os planos de crescimento e de os CISOs apresentarem argumentos mais convincentes.”


As entrevistas da Trend Micro com tomadores de decisão de negócios globais mostraram que diante de um cenário macroeconômico e geopolítico incerto, 61% das organizações concordam que há uma necessidade urgente de diversificar os fluxos de receita. Revelaram, ainda, que 68% acreditam que o acesso aos dados será fundamental para desbloquear essas novas fontes de renda. Para a grande maioria (91%), o melhor uso dos dados também é uma alternativa para reduzir os custos.


A análise de dados e ferramentas preditivas podem garantir maior agilidade aos negócios, ajudando as organizações a anteciparem tendências de mercado, executarem cenários de previsão financeira e muito mais. No entanto, mais de um terço dos líderes de negócios ouvidos declarou não entender a conexão entre segurança cibernética e insights de dados. Além disso: 48% não relacionam a segurança com a geração de novos fluxos de receita e 55% não veem o potencial de redução de custos.

Também é preocupante o fato de mais da metade dos entrevistados ter afirmado que as políticas e processos de segurança atuais de sua empresa criam silos de informação. Isso pode prejudicar ativamente os projetos de insights de dados e reforça a necessidade de abordagens de segurança mais conjuntas e baseadas em plataformas.


Embora alguns líderes empresariais ainda não estejam convencidos, quase dois terços acreditam que a política de segurança pode aumentar a velocidade da digitalização.


A pesquisa também revelou evidências de amadurecimento da postura de segurança. Quase três quartos dos tomadores de decisão de TI entrevistados disseram que a organização rastreia e relata os níveis de risco cibernético, com um terço reportando isso à diretoria como medida de risco de negócio. Outros 79% garantiram que sua empresa tem um Programa de Melhoria Cibernética para ajudar a atingir as metas de transformação digital.


A pesquisa encomendada pela Trend Micro à Sapio Research ouviu, ao todo, 2.718 líderes de decisão de negócios em empresas com 250+ funcionários em 25 países.


Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Vazamentos geraram cerca de 600 anúncios com dados brasileiros na dark web

Análise da Kaspersky indica que os setores público e de telecomunicações foram os mais visados pelos ataques que resultaram nos...
Security Report | Overview

Febraban alerta para golpe do falso fornecedor

Criminosos investem em anúncios na internet e em plataformas online de serviços de manutenção para cometer crimes com o uso...
Security Report | Overview

Novo malware finge ser assistente de IA para roubar dados de brasileiros, afirma relatório

Pesquisa revela que golpistas estão usando anúncios no Google e um aplicativo falso de IA (DeepSeek) para instalar programa que...
Security Report | Overview

Brasil está entre os dez países com mais ameaças de malware, afirma pesquisa

Relatório indica nações que devem tomar precauções extras para tornar os sistemas corporativos mais resilientes contra ataques como ransomware