Insights de dados precisam de conexão com a Cibersegurança

Análise da Trend Micro encomendada à Sapio Research ouviu mais de 2700 executivos em 25 países

Compartilhar:

Pesquisa encomendada pela Trend Micro à Sapio Research revela que muitos líderes empresariais não veem a ligação entre a segurança digital e a percepção de dados, embora reconheçam que uma segurança eficaz pode acelerar a digitalização.


Para Jon Clay, vice-presidente de inteligência de ameaças da Trend Micro, “insights orientados por dados são cada vez mais decisivos para o crescimento sustentável dos negócios. Mas, a menos que esses dados estejam devidamente protegidos, tais iniciativas serão construídas sobre areia. É hora de os líderes de negócios reconhecerem a importância da segurança para os planos de crescimento e de os CISOs apresentarem argumentos mais convincentes.”


As entrevistas da Trend Micro com tomadores de decisão de negócios globais mostraram que diante de um cenário macroeconômico e geopolítico incerto, 61% das organizações concordam que há uma necessidade urgente de diversificar os fluxos de receita. Revelaram, ainda, que 68% acreditam que o acesso aos dados será fundamental para desbloquear essas novas fontes de renda. Para a grande maioria (91%), o melhor uso dos dados também é uma alternativa para reduzir os custos.


A análise de dados e ferramentas preditivas podem garantir maior agilidade aos negócios, ajudando as organizações a anteciparem tendências de mercado, executarem cenários de previsão financeira e muito mais. No entanto, mais de um terço dos líderes de negócios ouvidos declarou não entender a conexão entre segurança cibernética e insights de dados. Além disso: 48% não relacionam a segurança com a geração de novos fluxos de receita e 55% não veem o potencial de redução de custos.

Também é preocupante o fato de mais da metade dos entrevistados ter afirmado que as políticas e processos de segurança atuais de sua empresa criam silos de informação. Isso pode prejudicar ativamente os projetos de insights de dados e reforça a necessidade de abordagens de segurança mais conjuntas e baseadas em plataformas.


Embora alguns líderes empresariais ainda não estejam convencidos, quase dois terços acreditam que a política de segurança pode aumentar a velocidade da digitalização.


A pesquisa também revelou evidências de amadurecimento da postura de segurança. Quase três quartos dos tomadores de decisão de TI entrevistados disseram que a organização rastreia e relata os níveis de risco cibernético, com um terço reportando isso à diretoria como medida de risco de negócio. Outros 79% garantiram que sua empresa tem um Programa de Melhoria Cibernética para ajudar a atingir as metas de transformação digital.


A pesquisa encomendada pela Trend Micro à Sapio Research ouviu, ao todo, 2.718 líderes de decisão de negócios em empresas com 250+ funcionários em 25 países.


Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Ataques cibernéticos mirando OT aumentam em 2023

Em todo o mundo, grupos de ransomware têm intensificado ataques em redes de tecnologia operacional; especialistas alertam sobre medidas de...
Security Report | Overview

Microsoft é novamente a marca mais imitada por phishing

A big tech não está sozinha: pesquisadores da Check Point Software apontam também o Google no topo da lista de...
Security Report | Overview

Pesquisa aponta que 18% do tráfego na Web não é humano

Estudo inédito da CHEQ mostra que anunciantes perdem mais de 4% dos orçamentos de publicidade digital devido a esse cenário....
Security Report | Overview

Segurança Adaptativa é tendência tecnológica para governos em 2024, aponta Gartner

CIOs (Chief Information Officers) ligados à área governamental devem aproveitar essa e outras tendências para expandir seus recursos...