INPD lança Certificação Executiva para DPO

A CED terá início a partir do dia 19 e tem como objetivo fomentar os estudos e pesquisas a respeito da atividade dos encarregados de dados no país, além de gerar maior especialização a esses profissionais

Compartilhar:

O Instituto Nacional de Proteção de Dados lançará neste mês de setembro a sua Certificação Executiva para DPO, a CED, objetivando fomentar e facilitar a relação dos profissionais de proteção de dados com o mundo corporativo, principalmente o Data Protection Officer.



Após quatro anos de atuação, o INPD apresentará um curso idealizado e estruturado ao longo de vários meses, direcionado ao profissional que já trilha este caminho, mas que ainda tem dúvidas e inseguranças de que forma atuar com o tema da proteção de dados.



“Ao escolher o setor corporativo, o INPD visa ampliar a conscientização e o conhecimento sobre privacidade em uma escala mais abrangente, aproveitando o impacto das grandes empresas e corporações como agentes ativos nesse processo”, destaca o presidente do Instituto, Rafael Reis.



Rafael Reis destaca que, sendo notório que o DPO desempenha um papel crucial na busca pelo equilíbrio entre titulares, empresas e a legislação, ratifica-se neste cenário a necessidade de uma base sólida que sustente esse tripé.



“Não queríamos mais um curso, mas algo que de fato, contribuísse com a transformação da cultura de proteção de dados, e entendemos que o DPO é um agente de mudança e um importante ativo para as empresas corporativas. A escolha do setor corporativo também tem relevância, pois sabemos do impacto que pode ser gerado quando as grandes empresas começarem a desenvolver mais ativamente a cultura de proteção de dados”, acrescenta o presidente do Instituto.

O cronograma da certificação foi pensado de maneira lógica e sequencial, de modo que o profissional de proteção de dados possa proteger os tratamentos de dados de maneira adequada, segundo Guilherme Gonçalves, coordenador da certificação executiva do INPD.

“Teremos professores com reconhecimento e atuação internacional e também nacional. Dentre os temas que serão abordados, teremos uma aula com um convidado muito especial e mais 14 módulos com três horas de duração cada um, abrangendo mais de 40 horas de conteúdo, envolvendo, dentre outros, gestão do consentimento, como estabelecer de maneira correta uma avaliação do legítimo interesse, como gerir um incidente de segurança da informação, privacy by design, frameworks e diagnóstico de maturidade, tanto em segurança da informação quanto em proteção de dados, e direitos dos titulares”, afirma.



As informações sobre a Certificação Executiva para DPO do Instituto Nacional de Proteção de Dados, a composição do Corpo Docente e o conteúdo detalhado dos módulos podem ser acessadas através do site do INPD.


Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Riscos com IA, regulação e soberania de dados serão tendências de Cyber em 2026?

Estudo prevê que 2026 marcará uma ruptura na Cibersegurança, com IA autônoma, computação quântica e novas pressões regulatórias redefinindo riscos,...
Security Report | Overview

Falsos agentes de saúde usam IA para vender medicação pirata, aponta estudo

Pesquisadores apontam o que está por trás da ascensão dos golpes farmacêuticos impulsionados por inteligência artificial
Security Report | Overview

Cibercriminosos podem explorar ressarcimento do FGC, adverte especialista

A análise reforça que ataques dessa categoria podem envolver desde páginas falsas que simulam o aplicativo ou o portal do...
Security Report | Overview

Ferramenta de IA possui vulnerabilidades que possibilitam roubo de dados, afirma estudo

Estudo revela falhas ocultas de IA que permitem a exfiltração de dados, a anulação da segurança e o comprometimento persistente...