Conectar riscos de Cibersegurança técnicos aos indicadores de negócio e geração de valor da companhia é um dos grandes passos que os líderes do setor devem dar para transformar a relevância do seu papel na organização. Na Zurich Seguros, isso foi alcançado a partir da sua parceria com a Veracode na concepção de um projeto de desenvolvimento seguro com vistas a corrigir vulnerabilidades de forma proativa.
O projeto, SHIFT LEFT 360°– Cloud, Code & Culture, vencedor Ouro na categoria “Case do Ano | Indústria” no Prêmio Security Leaders 2025, tinha como desafio principal alinhar o espírito inovador da seguradora com a garantia de prevenção a brechas de Segurança ainda no desenvolvimento. O programa buscou ampliar o conhecimento em Segurança, engajar os times e reforçar a responsabilidade compartilhada entre tecnologia e negócio.
“A Zurich Seguros vive um ciclo acelerado de crescimento digital, com expansão de produtos, jornadas online, parcerias e aumento do volume transacional. Para sustentar essa estratégia com velocidade e confiança, a SI precisou deixar de ser reativa e se tornar uma capacidade de produto, antecipando riscos antes que impactem receita, experiência do cliente/corretor ou conformidade regulatória”, explica o BISO da Zurich, Igor Esposito, em entrevista à Security Report.
Por meio da parceria com a Veracode, a seguradora direcionou seus esforços a promover capacitação contínua de desenvolvedores, lideranças, product managers e product owners ao longo de um ano, com encontros mensais teóricos e práticos. Para fortalecer esse movimento, a iniciativa incorporou elementos de gamificação, estimulando a participação dos profissionais, acelerando a adoção de boas práticas e contribuindo para a redução consistente de vulnerabilidades no ambiente digital.
Como resultado, a Zurich consolidou segurança de aplicações como capacidade contínua de negócio. O programa mudou comportamento, reduziu vulnerabilidades prioritárias e diminuiu a necessidade de correções em produção. “O grande aprendizado desse case foi mostrar que segurança não é apenas tecnologia. Pessoas, cultura e engajamento são fundamentais para sustentar essa transformação ao longo do tempo”, acrescenta Zilea Barrilari, diretora de Tecnologia de Informação da Zurich.
Devido este sucesso, a iniciativa recebeu o devido reconhecimento durante o Prêmio Security Leaders, Alcançando o primeiro lugar da cerimônia. Espósito reforça que o reconhecimento se deve à consolidação da Segurança como habilitador estratégico do negócio, protegendo a ambição comercial, acelerando o time-to-market e reduzindo o custo de falhas ao longo de todo o ciclo de vida digital.
“Receber o prêmio Ouro comprova que estamos no caminho certo e que Segurança bem executada gera valor direto, mensurável e sustentável para o negócio. A premiação do Security Leaders é especialmente relevante por valorizar cases reais de Cyber Security em todo o Brasil e estabelecer um padrão de excelência que eleva o nível da indústria”, conclui o executivo.