Indústria mira em IA e data analytics para evoluir observabilidade

Novidades buscam fornecer insumos para as empresas adotarem a IA com confiança, aprimorando a segurança e eficiência nos negócios, com avaliação acelerada e correta de dados 

Compartilhar:

A Dynatrace anunciou uma série de inovações e expansões em sua plataforma, incluindo recursos de observabilidade de Inteligência Artificial (AI observability) e observabilidade de dados (data observability), além de novas opções de automação. As inovações estão sendo anunciadas globalmente nesta semana, incluindo a extensão da sua plataforma de análise e automação com a Dynatrace AI Observability para fornecer observabilidade e segurança abrangentes para grandes modelos de linguagem (LLMs) e aplicações baseadas em Inteligência Artificial Generativa. Essa melhoria permite que empresas em todo o mundo adotem a Inteligência Artificial Generativa com confiança e eficiência como parte de seu foco em inovação, produtividade e receita.

 

A empresa também anuncia a Dynatrace Data Observability, um novo recurso de observabilidade de dados baseada em Inteligência Artificial. Com a Dynatrace Data Observability, as equipes podem confiar plenamente em todos os dados de eventos de observabilidade, segurança e negócios na plataforma Dynatrace para alimentar o mecanismo IA Davis, ajudando a eliminar falsos positivos e fornecer análises de negócios confiáveis e automações consistentes.

 

Outra novidade é o lançamento do OpenPipeline, uma nova tecnologia central que oferece aos clientes um único pipeline para gerenciar a ingestão de dados em escala de petabytes na plataforma Dynatrace para impulsionar análises, Inteligência Artificial e automação seguras e econômicas.

 

“A Inteligência Artificial vem trazendo inúmeros benefícios para as companhias, ao mesmo tempo em que também apresenta muito desafios. As novidades que estamos trazendo vão transformar a maneira como as empresas veem e usam suas informações, e conduzem suas operações para alcançar um nível ainda maior de eficiência”, afirma Roberto de Carvalho, Vice-Presidente Regional para a América do Sul da Dynatrace.

 

A Dynatrace AI Observability é abrangente, e permite que as empresas adotem a Inteligência Artificial com confiança, fornecendo insights em todas as camadas das aplicações baseadas em nesse recurso. Esse avanço garante segurança, confiabilidade, desempenho e eficiência de custos. A solução cobre todo o stack de Inteligência Artificial, incluindo infraestrutura, como GPUs Nvidia, modelos de fundação, como GPT4, caches semânticos e bancos de dados vetoriais, como Weaviate, e estruturas de orquestração, como LangChain.

 

Também oferece suporte às principais plataformas para construção, treinamento e entrega de modelos de Inteligência Artificial, incluindo Microsoft Azure OpenAI Service, Amazon SageMaker e Google AI Platform. A solução utiliza a IA Davis da plataforma da Dynatrace e outras tecnologias centrais para oferecer  perspectiva de aplicações baseadas em Inteligência Artificial.

 

Como resultado, as empresas podem fornecer novas experiências de usuário enquanto identificam automaticamente gargalos de desempenho e causas raiz. A AI Observability baseada no Davis também ajuda as empresas a cumprirem regulamentações de privacidade e segurança e padrões de governança, rastreando a origem da saída criada por seus aplicativos com precisão. Além disso, ajuda a prever e controlar custos monitorando o consumo de tokens, que são as unidades básicas que os modelos de Inteligência Artificial Generativa usam para processar consultas.

 

Empresas precisam de observabilidade de Inteligência Artificial que cubra todos os aspectos de suas soluções de Inteligência Artificial Generativa para superar desafios na adoção da tecnologia, como segurança, transparência, confiabilidade, experiência e gerenciamento de custos. A Dynatrace está expandindo sua liderança em observabilidade e Inteligência Artificial para atender essa necessidade, ajudando os clientes a adotar a IA com confiança e segurança.

 

Data Observability

 

A Dynatrace Data Observability permite que equipes de análise de negócios, ciência de dados, DevOps, SRE, segurança e outras garantam que os dados na plataforma mantenham a qualidade. Isso complementa as capacidades existentes de limpeza e enriquecimento de dados fornecidas pelo OneAgent para garantir qualidade de dados coletados por outras fontes externas, incluindo padrões de código aberto e instrumentação personalizada.

 

Ao adotar técnicas de observabilidade de dados, as empresas podem melhorar a disponibilidade, confiabilidade e qualidade dos dados ao longo do ciclo de vida dessas informações, desde a ingestão até a análise e automação. Esta solução trabalha com outras tecnologias centrais da Dynatrace, incluindo a Davis, que combina capacidades preditivas, causais e generativas de Inteligência Artificial para fornecer alguns benefícios às equipes.

 

Atualização: Ajuda a garantir que os dados usados para análises e automação estejam atualizados e disponíveis em momento oportuno, alertando sobre quaisquer problemas.

 

Volume: Monitora aumentos, diminuições ou lacunas inesperados nos dados, que podem indicar problemas não detectados.

 

Distribuição: Monitora padrões, desvios ou valores atípicos em relação à forma esperada como os valores de dados estão distribuídos em um conjunto de dados, o que pode indicar problemas na coleta ou processamento de informações.

 

Esquema: Rastreia a estrutura de dados e emite alertas sobre alterações anormais, como campos adicionados ou excluídos, para evitar resultados inesperados como relatórios e painéis errados.

 

Linhagem: Fornece detalhes precisos da causa raiz sobre a origem dos dados e quais serviços serão impactados, ajudando equipes a identificar e resolver proativamente problemas de dados antes que afetem usuários ou clientes.

 

Disponibilidade: Alavanca as capacidades de observabilidade de infraestrutura da plataforma Dynatrace para monitorar o uso de serviços digitais em servidores, redes e armazenamento, alertando sobre anomalias como tempo de inatividade e latência, garantindo um fluxo constante de dados dessas fontes para análises e automação saudáveis.

 

OpenPipeline

 

O OpenPipeline possibilita controle total dos dados na ingestão e avalia fluxos de dados mais rápido do que tecnologias legadas, auxiliando a impulsionar a segurança, o gerenciamento e o valor dos dados. Esta ferramenta da Dynatrace fornece às equipes de negócios, desenvolvimento, segurança e operações total visibilidade e controle dos dados que estão sendo injetados na plataforma , preservando o contexto dos dados e dos ecossistemas de nuvem de onde se originam.

 

Como avalia fluxos mais rapidamente do que tecnologias legadas, ajuda as empresas a gerenciarem melhor o volume e a variedade crescentes de dados provenientes de seus ambientes híbridos e multicloud, capacitando mais equipes a acessar as respostas e automações baseadas em Inteligência Artificial sem a necessidade de ferramentas adicionais.

 

O OpenPipeline trabalha com outras tecnologias centrais da plataforma Dynatrace, incluindo Grail Data Lakehouse, Smartscape Topology e Davis Hypermodal AI, propondo:

 

Análise de dados em escala de petabytes: Utiliza algoritmos de processamento de fluxo pendentes de patente para atingir aumentos significativos no fluxo de dados em escala de petabytes.

 

Ingestão unificada de dados: Permite que equipes ingiram e roteiem eventos de dados de observabilidade, segurança e negócios – incluindo Qualidade de Serviço (QoS) dedicada para eventos de negócios – de qualquer fonte e em qualquer formato, como Dynatrace OneAgent, APIs Dynatrace e OpenTelemetry, com tempos de retenção personalizáveis para casos de uso individuais.

 

Análise de dados em tempo real na ingestão: Permite que equipes convertam dados não estruturados em formatos estruturados e utilizáveis no momento da ingestão – por exemplo, transformando dados brutos em dados de séries temporais ou dados de métricas e criando eventos de negócios a partir de linhas de log.

 

Contexto completo dos dados: Enriquece e mantém o contexto de pontos de dados heterogêneos – incluindo métricas, rastros, logs, comportamento do usuário, eventos de negócios, vulnerabilidades, ameaças, eventos do ciclo de vida e muitos outros – refletindo as diversas partes do ecossistema de nuvem de onde se originaram.

 

Controles para privacidade e segurança de dados: Fornece aos usuários controle sobre quais dados eles analisam, armazenam ou excluem da análise e inclui controles de privacidade e segurança totalmente personalizáveis, como mascaramento automático e baseado em funções de informações pessoalmente identificáveis (PII), para atender às necessidades específicas e requisitos regulamentares dos clientes.

 

Gerenciamento de dados rentável: Ajuda equipes a evitar a ingestão de dados duplicados e reduzir as necessidades de armazenamento transformando dados em formatos utilizáveis e permitindo que equipes removam campos desnecessários sem perder insights, contexto ou flexibilidade de análise.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Ransomware Cactus mira ataques a varejistas e setor financeiro, aponta pesquisa

Novo boletim publicado pela ISH com mais informações sobre o grupo indica que o grupo cibercriminosos é conhecido por utilizar...
Security Report | Overview

Brasil e Japão assinam memorando sobre cooperação em Cibersegurança

Documento de entendimento foi assinado no fim da última semana, durante passagem de comitiva do governo japonês em território nacional,...
Security Report | Overview

3 em cada 10 consumidores online no Brasil sofreram ciberataques

O valor médio perdido pelos brasileiros (32%), que se depararam com crimes cibernéticos, foi superior a R$ 3 mil...
Security Report | Overview

Threat Intel detecta novo agente de ameaças mirando o grande firewall da China

O Muddling Meerkat utiliza atividades sofisticadas de DNS, provavelmente propagadas por atores estatais chineses, para contornar medidas de segurança tradicionais...