Soluções com IA embarcada podem apoiar defesa de APIs?

Cenário deflagrado de riscos às APIs fez organizações como a F5 ampliarem seus investimentos estratégicos em favor de embarcar cada vez mais tecnologias baseadas em Inteligência Artificial. Disso nasce a plataforma F5 Distributed Cloud Services, cuja meta é reduzir a complexidade de se proteger a explosão de aplicações que movem os negócios digitais

Compartilhar:

No relatório de estratégia de aplicações de 2024 da F5, 88% das empresas relatam que implementam aplicações e APIs em vários locais. As empresas perceberam que nenhuma nuvem única é perfeita para as aplicações. Por outro lado, as arquiteturas híbridas e Multicloud oferecem a flexibilidade necessária para oferecer experiências digitais modernas e atender às expectativas altíssimas dos usuários.

 

Isso criou uma complexidade imensa em ambientes de aplicações corporativos e só continua a crescer. A mesma pesquisa descobriu que a porcentagem de organizações que hospedam suas aplicações em seis ambientes diferentes dobrou no ano passado, para 38%.

 

Ao mesmo tempo, as aplicações e os dados críticos que fluem por eles se tornaram os alvos preferenciais para ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados. A complexidade não está apenas desacelerando as operações, ela está expandindo a área de superfície de ameaças e criando riscos substanciais para as organizações.

 

À medida que a IA impulsiona o crescimento no volume de aplicações e APIs, ela está adicionando desafios de segurança significativos que as empresas devem resolver. Novas experiências digitais orientadas por IA são altamente distribuídas com uma mistura de fontes de dados, modelos e serviços espalhados por ambientes locais, de nuvem e de borda, todos conectados por uma rede em expansão de APIs. A proteção dessas conexões de APIs e dos dados que as atravessam é o desafio crítico de segurança que as empresas devem enfrentar ao implantar mais serviços habilitados para IA.

 

Em um momento em que a segurança de APIs nunca foi tão importante e complexa, a estratégia da F5 é eliminar a necessidade de os clientes pagarem e gerenciarem soluções de segurança de APIs separadas, criando um espaço unificado para testes, gerenciamento de postura e proteção de tempo de execução.

 

Diante desses fatos, a F5 investiu em testes de código de APIs e análise de telemetria para a plataforma F5 Distributed Cloud Services. A ideia é transformá-la em uma solução de segurança de APIs abrangente e pronta para Inteligência Artificial. Além disso, a F5 pretende lançar este ano um assistente de IA que, por meio de interface de linguagem natural, servirá como um parceiro inteligente para equipes de TI e segurança.

 

A empresa anunciou, ainda, que está difundindo a tecnologia em todo o portfólio, via recursos inteligentes e que ajudam a proteger contra ameaças sofisticadas. A meta é facilitar a proteção e o gerenciamento de ambientes de aplicações Multicloud.

 

“As empresas já enfrentam uma complexidade assustadora e um cenário de ameaças em rápida mudança. A pressão adicional para proteger e fornecer serviços de IA agrava isso, colocando muitas equipes de segurança e TI em uma posição insustentável”, disse François Locoh-Donou, presidente e CEO da F5.

 

“É nossa missão entregar soluções que reduzam muito essa complexidade para que nossos clientes possam se concentrar no que mais importa para eles: seus negócios. Estamos fornecendo novos recursos que garantem que os clientes estejam prontos para a IA, tornando significativamente mais fácil para eles proteger e alimentar cada aplicação, cada API, onde quer que estejam rodando”, afirmou.

 

A adição de recursos de API Wib também permite a detecção de vulnerabilidades e a observabilidade nos processos de desenvolvimento de aplicações, garantindo que os riscos sejam identificados e as políticas implementadas antes que as APIs entrem em produção.

 

Difundindo a IA

 

A tecnologia F5 está no caminho dos dados de quase metade das aplicações do mundo. A empresa possui um posicionamento e a experiência únicas para fornecer soluções habilitadas para IA que se beneficiam de um nível incomparável de dados.

 

O novo F5 AI Data Fabric é uma base para a criação de soluções capazes de ajudar na tomada de decisão dos usuários com mais informação e rapidez. A telemetria das soluções F5 Distributed Cloud Services, BIG-IP e NGINX traz insights, produz relatórios em tempo real, automatiza ações e potencializa agentes de IA.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Cibercrime reforça uso de phishing por QR code para comprometer credenciais, alerta estudo

Ataques de phishing com QR Codes se tornam mais sofisticados ao usar páginas falsas personalizadas, aponta estudo. Os meios de...
Security Report | Overview

97% da empresas brasileiras veem retornos positivos em investimento na privacidade

Devido a esse foco maior na privacidade, as organizações nacionais têm voltado seus esforços e recursos para transformar a governança...
Security Report | Overview

ANPD reúne autoridades de data protection para discutir cooperação global

Encontro contou com representantes de países da América Latina, Europa e África com vistas a reforçar a importância da cooperação...
Security Report | Overview

22% dos anexos maliciosos em phishing possuem formato PDF

Considerando que mais de 87% das organizações no mundo usam PDFs como um padrão para comunicação corporativa, diversos agentes cibercriminosos...