A Prefeitura de São Lourenço do Oeste, em Santa Catarina, é mais uma vítima dos cibercriminosos. No último domingo (04), o órgão sofreu um ataque cibernético, afetando parte dos serviços. O governo municipal não entrou em detalhes se houve maiores impactos, mas ressaltou que as equipes seguem trabalhando para normalizar os sistemas prejudicados.
Esse incidente mostra o quanto os órgãos públicos seguem cada vez mais na mira dos cibercriminosos. Só em 2022, a Security Report noticiou mais de 15 casos envolvendo os Governos de vários estados do Brasil, Prefeituras, Justiça Federal, Sefaz, Tribunais de Justiça, Câmaras Municipais e Tribunais de Contas.
O caso mais recente aconteceu na semana passada, quando a Prefeitura de Ribeirão Pires, município do estado de São Paulo, também foi impactada por conta de um ataque cibernético em suas redes. Segundo informações divulgadas na ocasião, os sistemas de Segurança foram acionados e o órgão cancelou o atendimento ao público.
Esse ataque com o órgão de Ribeirão Pires ocorreu durante um dos jogos da Seleção Brasileira. “Durante o jogo do Brasil na tarde desta segunda-feira, dia 28, a equipe de Tecnologia da Informação identificou um possível ataque hacker nas redes da prefeitura”, explicou o comunicado.