A Metalfrio Solutions foi alvo de um incidente cibernético que deixou indisponível parte de seus sistemas internos no Brasil e em uma unidade específica baseada no México. De acordo com a organização, os protocolos padronizados de controle foram acionados como forma de minimizar eventuais impactos do incidente.
Segundo informou a instituição ao portal O GLOBO, ela também conta com o apoio de consultoria externa especializada e de referência na área de Cibersegurança. Ela acrescenta que, até o momento, não foram identificados vazamentos de qualquer natureza, sejam relativos a clientes, fornecedores ou de natureza crítica.
O periódico não informou a natureza do ataque, nem quanto o incidente impactou das operações do business, mas ele lembra que a Metafrio gerou quase R$ 2 bilhões em receitas no ano passado, e neste momento, está avaliada em cerca de R$ 1,5 bilhões na Bolsa de Valores brasileira, o B3.
“A avaliação completa do ocorrido está em curso e a companhia está adotando todas as providências necessárias para restabelecer a normalidade nos próximos dias”, comunicou a companhia a’O GLOBO. Não há informações de que a fabricante de eletrodomésticos tenha acionado as autoridades competentes para investigar o caso.
A Security Report entrou em contato com profissionais de comunicação da Metalfrio em busca de algum posicionamento, mas até a publicação dessa reportagem, nenhum retorno foi entregue. Tão logo haja essa resposta ou a empresa se pronuncie publicamente, essa nota será atualizada.
A reportagem do jornal ainda relembra outros incidentes que ocorreram mirando empresas de grande porte no país. Uma delas foi a rede de lojas Renner, que em agosto de 2021, foi vítima de um ataque cibernético que indisponibilizou seus sistemas de vendas e suspendeu formas de pagamento digitais em diversos estabelecimentos pelo país.
*Com informações de O GLOBO e InfoMoney