Na manhã desta segunda-feira (14), circulou na internet um suposto vazamento de documentos que seriam de propriedade da imobiliária Lopes, uma das maiores do Brasil, além de um outro arquivo de dados com tamanho de 2,15MB.
Em comunicado enviado para a redação da Security Report, a Lopes desmentiu essas informações e afirmou que não foram detectadas anomalias em sistemas da rede. Entretanto, a companhia ressaltou que o caso foi levado ao conhecimento da Autoridade Policial.
“A Rede redobrou os cuidados com a segurança de dados, embora nenhum vazamento tenha sido identificado no banco de dados”, diz nota. Por fim, a empresa informou que adotará as demais medidas cabíveis no âmbito da legislação pertinente assim que concluída a investigação.
O mercado imobiliário está no foco do cibercrime. No mês passado, a Gafisa foi vítima de um ataque do tipo ransomware em seu ambiente de Tecnologia da Informação. Assim que descoberto o incidente, a companhia acionou os protocolos internos de Segurança da Informação a fim de identificar as causas do fato e mitigar seus impactos.
A Security Report disponibiliza o comunicado oficial da Lopes na íntegra:
“Estão circulando e-mails que, supostamente, teriam sido extraídos da rede de franqueados da Lopes com dados de negócios imobiliários. No entanto, não foram detectadas anomalias em sistemas da Rede, e os fatos já foram levados ao conhecimento da Autoridade Policial.
A Rede redobrou os cuidados com a segurança de dados, embora nenhum vazamento tenha sido identificado no banco de dados.
Deixamos de fazer comentários adicionais para que as investigações não sejam negativamente afetadas. Por fim, informamos que a Empresa adotará as demais medidas cabíveis no âmbito da legislação pertinente assim que concluída a investigação.”