IA impulsiona inovação nos bancos e exige nova visão sobre segurança digital

Presidentes dos maiores bancos brasileiros discutem o uso de Inteligência Artificial para escalar serviços e destacam a importância de dados seguros e cultura de proteção em um setor cada vez mais digitalizado

Compartilhar:

Durante a Febraban Tech 2025, que acontece nesta semana em São Paulo, os CEOs do Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa, Itaú e Santander apresentaram como a Inteligência Artificial tem guiado a transformação digital das instituições financeiras. O debate destacou não apenas os ganhos de escala e personalização, mas também a importância de integrar a cibersegurança às novas arquiteturas de dados e modelos baseados em IA, diante do avanço de ameaças no ambiente hiperdigital.

 

No painel “O futuro dos bancos: crescimento, competitividade e novos modelos de negócio”, os CEOs apontaram a IA como alavanca para inovação e diferencial competitivo. Milton Maluhy, CEO do Itaú, ressaltou a importância de uma base de dados estruturada para viabilizar modelos de IA com impacto real. “Não basta apostar somente na tecnologia, sem conhecimento e dados qualificados, não se alcança o potencial da IA”, afirmou. Ele ainda destacou que o futuro do setor depende da sinergia entre tecnologia e expertise humana, como na oferta de soluções personalizadas em larga escala, como consultorias automatizadas para investimentos.

 

Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, reforçou que o desafio não está apenas na adoção tecnológica, mas na sua escalabilidade e integração à cultura da organização. “A transformação exige investimento em inovação, IA generativa e, sobretudo, em pessoas”, enfatizou.

 

No Bradesco, o presidente Marcelo Noronha apresentou avanços em produtividade por meio da IA aplicada à TI e ao atendimento. A assistente virtual BIA é um exemplo prático, já integrada com modelos generativos. O executivo também mencionou iniciativas com agentes autônomos que prometem redesenhar processos internos.

 

Na visão dos CEOs, a convergência entre IA, construção de ecossistemas e estratégias de monetização aponta para um novo ciclo do setor financeiro no Brasil. Mais do que ofertar produtos, os presidentes destacaram o papel das instituições financeiras como plataformas digitais, capazes de integrar dados, serviços e experiências em um cenário cada vez mais hiperdigital.

 

Avanço da digitalização

 

Durante a Febraban Tech 2025, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, também esteve presente e apresentou a agenda evolutiva da autarquia com foco na ampliação do acesso ao crédito, inovação nos meios de pagamento e eficiência do sistema financeiro.

 

No Pix, os avanços incluem funcionalidades como Pix Automático, Pix Parcelado, por Aproximação e como garantia em operações de crédito. Já o Drex, o executivo explicou ser uma infraestrutura baseada em Distributed Ledger Technology (DLT), com uso de smart contracts e tokenização. O objetivo principal é monetizar o mercado de crédito, permitindo uso colateral de empréstimos e reduzindo custos.

 

Galípolo também destacou o fortalecimento do Open Finance, com a inclusão da portabilidade de crédito e a criação de um marketplace digital, que visa aumentar a concorrência, reduzir assimetrias de informação e ampliar a oferta de crédito com maior transparência e menor custo.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Tribunal de Justiça do Paraná confirma instabilidade repentina no portal oficial

Corte aponta sobrecarga de acessos como causa da falha, mas garante que serviços e segurança dos dados não foram comprometidos
Security Report | Destaques

Polícia Federal faz novas prisões de envolvidos no ciberataque ao Pix

As autoridades detiveram oito pessoas que teriam feito parte da organização criminosa responsável por ataques às provedoras Sinqia e C&M...
Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...