Hackers roubam mais de US$ 31 mi de banco central da Rússia

Cibercriminosos tentaram roubar cerca de 5 bilhões de rublos (equivalente a US$ 78 milhões) utilizando credenciais falsas de clientes na última sexta-feira (2)

Compartilhar:

Hackers roubaram mais de 2 bilhões de rublos (equivalentes a 31 milhões de dólares) de contas no banco central da Rússia disse a autoridade monetária nesta sexta-feira (2), no mais recente exemplo do aumento de ciberataques contra instituições financeiras ao redor do mundo.

 

O representante do banco central, Artyom Sychyov, citou as perdas em uma nota, dizendo que os hackers tentaram roubar cerca de 5 bilhões de rublos.

 

Sychyov comentou um relatório do banco central divulgado mais cedo no dia que afirmou que hackers invadiram as contas falsificando credenciais de clientes. O banco forneceu poucos detalhes sobre o incidente.

 

Temores sobre ataques contra bancos têm crescido desde fevereiro, quando criminosos desconhecidos roubaram 81 milhões de dólares do banco central de Bangladesh depositados no Fed de Nova York.

 

Separadamente, a Rússia disse mais cedo na sexta-feira que havia descoberto um plano de agências de espionagem estrangeiras para semear o caos no sistema bancário russo através de uma onda coordenada de ciberataques e falsas reportagens nas redes sociais sobre a falência de bancos.

 

* Com informações da Agência Reuters

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Mercado

Hotéis na mira do vazamento de dados

Pesquisa da Symantec revela que sites podem vazar suas informações de reserva, permitindo que outras pessoas vejam os dados pessoais...
Security Report | Mercado

Tendências de segurança em Sistemas de Controle Industriais

Análise categoriza e classifica os riscos mais recorrentes após observação empírica; menos um terço dos riscos críticos e de alta...
Security Report | Mercado

Minsait amplia oferta de inteligência e segurança de redes com a Allot

Aliança entre as empresas tem como foco suprir a demanda do mercado de telecom brasileiro por dados analíticos com foco...
Security Report | Mercado

Boldon James lança solução de classificação de dados

OWA Classifier estende o suporte de classificação de dados do Outlook para o Microsoft Office 365