Hackers atacam caixas eletrônicos na Europa

Cibercriminosos utilizaram remotamente softwares maliciosos para forçar máquinas a expelir dinheiro, de acordo com empresa de segurança cibernética russa Group IB

Compartilhar:

Cibercriminosos atacaram remotamente caixas eletrônicos em mais de uma dúzia de países na Europa este ano usando softwares maliciosos que forçam as máquinas a expelir dinheiro, de acordo com a empresa de segurança cibernética russa Group IB.

 

Diebold Nixdorf e NCR Corp, duas das maiores fabricantes de caixas eletrônicos do mundo, disseram que estavam cientes dos ataques e que tem trabalhado com clientes para diminuir a ameaça. Os ataques recém-descobertos na Europa ocorreram após ataques a caixas eletrônicos em Taiwan e na Tailândia, que foram amplamente noticiados este ano.

 

Embora os criminosos cibernéticos estejam atacando caixas eletrônicos há pelo menos cinco anos, as primeiras campanhas envolviam poucas máquinas, porque os hackers precisavam ter acesso físico aos equipamentos para retirar dinheiro.

 

Os ataques recentes na Europa e na Ásia foram realizados a partir de centros de comando remotos, permitindo que criminosos possam atuar em um grande número de máquinas, com o objetivo de conseguir grandes quantias de dinheiro antes que os bancos descubram os ataques.

 

“Eles estão levando isso a outro nível ao serem capazes de atacar várias máquinas de uma vez só”, disse o diretor sênior de softwares essenciais e segurança de caixas eletrônicos da Diebold Nixdorf, Nicholas Billett. “Eles sabem que serão pegos rapidamente, então encenam a situação de tal maneira que podem pegar dinheiro de quantos caixas quiserem antes que sejam bloqueadas”.

 

A Group IB não quis citar nomes de bancos que sofreram os roubos, mas disse que as vítimas estavam na Armênia, Belarus, Bulgária, Estônia, Georgia, Quirguistão, Moldova, Países Baixos, Polônia, Romênia, Rússia, Espanha, Reino Unido e Malásia. O chefe de inteligência da Group IB, Dmitry Volkov, disse à Reuters que espera mais roubos em caixas eletrônicos.

 

* Com informações da Agência Reuters

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Mercado

Hotéis na mira do vazamento de dados

Pesquisa da Symantec revela que sites podem vazar suas informações de reserva, permitindo que outras pessoas vejam os dados pessoais...
Security Report | Mercado

Tendências de segurança em Sistemas de Controle Industriais

Análise categoriza e classifica os riscos mais recorrentes após observação empírica; menos um terço dos riscos críticos e de alta...
Security Report | Mercado

Minsait amplia oferta de inteligência e segurança de redes com a Allot

Aliança entre as empresas tem como foco suprir a demanda do mercado de telecom brasileiro por dados analíticos com foco...
Security Report | Mercado

Boldon James lança solução de classificação de dados

OWA Classifier estende o suporte de classificação de dados do Outlook para o Microsoft Office 365