Grupo Tekno aprimora controle de acesso à web e de conteúdos maliciosos em e-mails

Grupo de empresas provedoras de soluções metálicas implementa tecnologia da Forcepoint e reduz riscos de gerenciamento; implementação não exigiu interrupção das operações

Compartilhar:

Com cerca de 250 usuários da rede corporativa distribuídos entre as duas plantas em Guaratinguetá, interior de São Paulo, e o escritório comercial na capital paulista, o Grupo Tekno – conjunto de empresas provedoras de soluções metálicas para diversos segmentos – preza por um cenário de TI seguro e protegido. Por conta disso, a empresa investe continuamente em tecnologia para proteger com eficiência tanto seus dados críticos quanto as informações de seus clientes.

 

Em 2016, tendo à frente o processo anual de renovação da solução IronPort da Cisco, um novo desafio foi proposto ao time de TI: identificar uma solução de segurança de Web, e-mail e dados com melhor custo-benefício do mercado a fim de garantir a integridade dos sistemas e, consequentemente, dos negócios da companhia.

 

“Nós não precisávamos apenas repensar os custos. O desafio era também melhorar o controle do acesso à Web e de conteúdos maliciosos de e-mail para reforçar a prevenção contra ameaças”, explica Felipe Carvalho, gerente de Tecnologia da Informação do Grupo Tekno. Para apoio ao cumprimento do novo desafio, Carvalho acionou o parceiro Rationale para selecionar as soluções que melhor atenderiam às necessidades da empresa.

 

No processo de compra, diversas opções de mercado foram analisadas e duas soluções combinadas foram escolhidas: Forcepoint Web Security (anteriormente TRITON AP-WEB) e Forcepoint Email Security (anteriormente TRITON AP-EMAIL) com DLP integrado (Data Loss Prevention), uma arquitetura especialmente projetada para a Tekno pela Rationale.

 

Um dos fatores-chave para a decisão foi a isenção de uma renovação anual obrigatória – exigida pelos fornecedores anteriores e vários outros no setor. “Ao adotar as soluções Forcepoint”, afirma Carvalho. “Fomos assegurados da atualização de três anos e da segurança necessária para estarmos em conformidade com o sistema, sem a necessidade de nos ocuparmos anualmente em realizar novos estudos internos de mercado para o processo de renovação.”

 

Adicionalmente à garantia de atualização de três anos para soluções Forcepoint, bem como o gerenciamento centralizado, Carvalho ainda destaca como ganhos imediatos: melhor visibilidade do tráfego de entrada e saída de toda a informação movimentada pelo Grupo através de e-mails e do acesso Web, e a segurança dos dados cruciais da companhia pelo DLP ativado.

 

 Benefícios

 

“Esse processo de reestruturação nos permitiu elevar nosso nível de proteção, manter a produtividade e preservar a nossa marca, como também reduzir custos de gerenciamento e do ambiente de segurança. Hoje, temos segurança de alta qualidade aliada ao melhor custo-benefício”, afirma o gerente de TI.

 

Com tais ferramentas, a Tekno tem seus dados classificados protegidos onde quer que estejam. Sua poderosa funcionalidade DLP e outros recursos ajudam a proteger registros financeiros, propriedade intelectual, informações de identificação pessoal (PII) e demais dados críticos.

 

Outro destaque foi a implementação local das soluções Forcepoint. “Foi um processo tranquilo e bem realizado, com operações virtualizadas e nenhuma interrupção. Nós o chamamos de ‘virada a quente’; tudo estava funcionando e não houve interrupções no fluxo do processo organizacional.”

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Ransomware: 66% das empresas atingidas no Brasil pagaram resgate, alerta pesquisa

A Sophos apresentou, em encontro fechado com jornalistas, a edição de 2025 do estudo “State of Ransomware”, que ressaltou a...
Security Report | Destaques

Incidente cibernético tira do ar portal da Prefeitura de Dourados (MS)

Desde o início dessa semana, o site do governo municipal estava impossibilitado de ser acessado pelos cidadãos devido a uma...
Security Report | Destaques

Q-Day à vista: riscos devem acelerar transição para criptografia pós-quântica?

Embora a computação quântica ainda esteja em fase experimental, adversários já se antecipam ao coletar dados criptografados que poderão ser...
Security Report | Destaques

Tribunal Penal Internacional detecta nova tentativa de ciberataque

Corte responsável por julgar crimes contra a humanidade já havia sido alvo de um ataque cibernético em setembro de 2023,...