Portais do Grupo Marista seguem instáveis após incidente

Nesta quarta-feira (23) o site da PUC PR informou que os sistemas operacionais, assim como acesso à rede, encontram-se temporariamente indisponíveis, mas ressaltou que as equipes estão empenhadas em solucionar e restabelecer a situação à normalidade o mais breve possível. Já o portal Colégios Maristas voltou a funcionar, porém com algumas instabilidades aos usuários

Compartilhar:

O site do Grupo Marista ainda segue em manutenção na tarde desta quarta-feira (23) após sofrer um ataque cibernético no último final da semana. Ao acessar o portal, os usuários se deparam com a seguinte mensagem: “Informamos que parte de nossos sistemas operacionais está temporariamente indisponível. Estamos trabalhando para solucionar e restabelecer a situação à normalidade o mais breve possível.”

 

O Grupo ainda detém marcas como PUCPR, Colégios Maristas, Hospital Marcelino Champagnat, Hospital Cajuru e Centro Marista de Defesa da Infância. A PUC PR, por exemplo, publicou um comunicado informando que, por questões de segurança, os sistemas operacionais, assim como acesso à rede, encontram-se temporariamente indisponíveis e ressaltou que as equipes estão empenhadas em solucionar e restabelecer a situação à normalidade o mais breve possível.

 

“Na Universidade todas as aulas presenciais estão acontecendo normalmente, bem como os cursos on-line ministrados em ambientes virtuais de aprendizagem. Acompanhe neste canal as principais informações e orientações neste período de instabilidade”, diz PUC PR. O portal Colégios Maristas segue funcionando com algumas instabilidades. Nas instituições de saúde, o atendimento a pacientes continua sendo realizado pelas equipes, sem prejuízo ao cuidado e à administração de medicamentos.

 

Ainda no setor de saúde empresas como Grupo Fleury, Ministério da Saúde e EMS foram vítimas de incidentes cibernéticos e que causaram grandes impactos nas operações entre 2021 e 2022. Esse último sofreu uma tentativa de invasão hacker em seu sistema de computadores, mas prontamente executou todos os protocolos de segurança.

 

Em nota enviada para a redação da Security Report no último domingo (20), a empresa ressalta que os sistemas operacionais e acesso à rede encontram-se temporariamente indisponíveis. Sem mais detalhes de que tipo de incidente afetou o ambiente, o comunicado informa que as equipes estão empenhadas em solucionar e restabelecer os sistemas.

 

Portal do Grupo com mensagem aos usuários sobre manutenção

 

 

Security Report disponibiliza o comunicado oficial do Grupo Marista na íntegra:

 

“Informamos que, por questões de segurança, nossos sistemas operacionais, assim como acesso à rede, encontram-se temporariamente indisponíveis. No momento em que o problema foi detectado, foram realizados procedimentos preventivos e, desde então, nossas equipes estão empenhadas em solucionar e restabelecer a situação à normalidade o mais breve possível.

 

As aulas presenciais na PUCPR estão acontecendo normalmente, bem como os cursos on-line ministrados em ambientes virtuais de aprendizagem. Da mesma forma, nos Colégios Maristas, Marista Escolas Sociais e Escolas Champagnat as aulas acontecem normalmente.

 

Nos hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat, o atendimento a pacientes continua sendo realizado pelas equipes, sem prejuízo ao cuidado e à administração de medicamentos.”

 

*Matéria atualizada nesta quarta-feira (23) às 16h

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Após 5 dias da ação do FBI, LockBit está de volta com novas estratégias de ciberataque

No sábado (24), o administrador do grupo anunciou retomada dos negócios ilícitos, reconhecendo que os sites foram bloqueados pelas polícias...
Security Report | Destaques

A queda do LockBit na visão dos CISOs

Ricardo Castro, da Clash, e Paulo Condutta, do Ouribank, acreditam que, apesar de ser importante o fato de autoridades internacionais...
Security Report | Destaques

CPFL Energia amplia estratégias de defesa cibernética em redes OT

Com apoio tecnológico da CISCO, a distribuidora de energia superou obstáculos e garantiu a implementação de 700 Subestações e Usinas...
Security Report | Destaques

Startup inglesa de SI escolhe o Brasil para expansão internacional

Os planos da Sitehop incluem um novo escritório em São Paulo, parcerias com canais de distribuição em todo o país,...