Golpe gera mais de 31 mil ciberataques em 6 horas

Ameaça se aproveita da marca de companhia aérea para dar credibilidade a uma suposta promoção; fraude é disseminada via WhatsApp

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Um novo golpe está circulando com rapidez pelo WhatsApp. A ameaça se aproveita da marca da companhia aérea GOL para dar credibilidade a uma suposta promoção e, dessa forma, já gerou mais de 31 mil ciberataques identificados nas últimas seis horas, segundo a PSafe.

 

Ao clicar no link, o usuário acessa uma página na qual há uma pesquisa que precisa ser respondida antes do acesso à “promoção”. São as seguintes quatro perguntas: “Você já viajou esse ano?”; “Você está satisfeito com os serviços da GOL?”; “Você prefere a GOL por causa?”; Você pretende viajar com amigos/família?”. Ao longo do processo, a pessoa vê também um contador que informa o número de passagens que ainda estão disponíveis e que vai decrescendo com o tempo para gerar uma sensação de urgência do preenchimento.

 

Independentemente das respostas, o usuário é direcionado para uma página na qual é incentivado a compartilhar com 30 amigos ou grupos do WhatsApp. O texto afirma que após o compartilhamento o usuário poderá resgatar as passagens, que serão enviadas por e-mail em até dois dias. Ao final, há ainda uma falsa seção de comentários com pessoas que teriam conseguido sacar o benefício.

 

“Estamos em época de férias escolares e por isso muitas pessoas planejam viajar com a família, o que torna o momento propício para um golpe como esse. Os cibercriminosos estão sempre atentos a essas oportunidades para passar a ideia de que pode ser algo verdadeiro. Além disso, a estratégia de solicitar o compartilhamento via aplicativo de mensagem é perfeita para que o golpe se espalhe rapidamente e leve com ele a confiança e credibilidade do amigo ou familiar que o enviou”, comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

 

Nota GOL

A GOL orienta seus clientes a não clicarem em mensagens de origem duvidosa, fora do padrão, com erros de ortografia, ofertas de prêmios em milhas e, principalmente, pedindo a confirmação de dados cadastrais. A companhia reitera que preza pela segurança da informação em todos os seus canais de relacionamento. A fonte original e confiável é o site da GOL (www.voegol.com.br). Em caso de dúvidas, o ideal é procurar imediatamente a Central de Atendimento pelo número 0300 115 21 21.

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