Geladeiras e freezers são eletrodomésticos mais usados em golpes no e-commerce, diz pesquisa

Em 2024, relatório estuda os principais produtos usados em golpes no e-commerce, que no ano passado totalizaram aproximadamente, R$ 47 milhões em perdas para clientes

Compartilhar:

Um estudo realizado pela OLX analisou, a partir de dados de mercado, o cenário de fraudes na comercialização de itens no ambiente digital ocorridas entre janeiro e dezembro de 2024. Segundo os dados, foi identificado que geladeiras e freezers são os produtos mais visados da categoria eletrodomésticos para a realização de golpes no comércio eletrônico. Segundo a empresa produtos representam 54% do total, máquinas de lavar e secadoras, com 15,4%, e fogões e fornos, com 10%.

 

O levantamento analisou dados do mercado digital brasileiro incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a dezembro de 2024, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online. O resultado mostrou um aumento de 210% no valor estimado de golpes em eletrodomésticos em 2024, em comparação o ano anterior, somando R$ 47,6 milhões em perdas.

 

Falso pagamento

Entre os golpes mais realizados pelos fraudadores está o falso pagamento, correspondente a 41% do total, um aumento de 6% em relação a 2023. Também conhecido como golpe da Compra Aprovada,  acontece quando o fraudador se passa pelo comprador e faz um falso comprovante de depósito, levando a vítima a acreditar que o valor referente à compra foi pago e, portanto, fazer a entrega do item. O comprovante falso é enviado e quando a vítima percebe o golpe, o fraudador já está com o produto em mãos, deixando de responder as mensagens.

 

Anúncio falso

Já o segundo mais praticado foi o anúncio falso (35%), com crescimento de 29%; seguido por invasão de contas (24%), que apresentou redução de 31% no período. Acontece quando o fraudador cria um falso anúncio, recebe pela venda, mas não entrega o produto ao comprador, porque ele não existe.

 

Invasão de Conta

Segundo o estudo, esse golpe consiste no uso de logins e senhas de outras pessoas, obtidos a partir de vazamento de dados na internet para a criação de anúncios falsos. No caso, o fraudador usa essas informações para se passar por pessoas idôneas e obter pagamentos antecipados por produtos que não existem ou até testar cartões da vítima para aplicar golpes em diferentes plataformas.

 

Como se prevenir

Para evitar cair em fraudes e golpes relacionados ao e-commerce, a OLX apontou as principais medidas que devem ser tomadas e reforçou que diante de dúvidas, o usuário deve evitar levar as conversas para fora da plataforma, sem compartilhar telefone e e-mail.

 

Ainda é importante ficar atento aos comunicados que recebe em nome da plataforma de negociação. É comum os fraudadores criarem cópias das comunicações oficiais. Por isso, apontou a verificação do domínio do e-mail (xx@nomedaempresa) e do status da negociação no site ou aplicativo da própria empresa.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Porto anuncia migração de sistema de TI para aumentar segurança

Segundo os especialistas o projeto de modernização da infraestrutura de backup permitiu agilidade, segurança e economia para a área de...
Security Report | Overview

Mais de 1000 domínios falsos que imitam Prime Day foram identificados, diz pesquisa

De acordo com especialistas, os cibercriminosos sabem que períodos de promoções deixam compradores menos cautelosos e se aproveitam da vulnerabilidade;...
Security Report | Overview

BRB reforça Segurança digital com autenticação e prevenção à fraude

Tempo de abertura de conta passou de 2 horas para 15 minutos., com aumento de 10% nas taxas de aprovação
Security Report | Overview

Ausência de legislação agrava crise da Cibersegurança no Brasil, alerta ASSESPRO

Sem marco legal, país expõe empresas e cidadãos a ataques digitais cada vez mais sofisticados com uso de inteligência artificial