Segundo a Trend Micro, nos últimos anos, o ransomware passou a se configurar como grande ameaça – causando interrupções e prejuízos na marca e reputação de incontáveis organizações. Para acabar com este tipo de malware, não existe uma solução definitiva. No entanto, a proteção em camadas, que deve sempre começar com o gateway de e-mail e web, aumenta em muito a chance de reduzir o risco de infecção.
Das 99 milhões de ameaças de ransomware que a Trend Micro bloqueou entre outubro de 2015 e abril de 2016, 99% foram bloqueados no gateway – em e-mails ou links maliciosos da web. Por isso, o gateway, irá proteger a parte mais vulnerável de sua empresa – seus usuários.
Apesar dos autores de ransomware estarem visando cada vez mais diversas partes do ambiente de TI, inclusive servidores e rede, a maioria dos ataques ainda chega por e-mails e canais da web. Pode ser um anexo malicioso ou possivelmente uma URL ligada a um drive-by-download – qualquer coisa que atraia o elo mais fraco de sua empresa, levando a cometer um erro.