Faculdade Pernambucana de Saúde amplia proteção do ambiente cloud

Um dos desafios da instituição era a criação de novas unidades de negócios com ensino à distância. Em parceria com a Cisco, a Faculdade criou projetos de Cyber Security e garantiu otimização de recursos. Case de Sucesso foi apresentado durante o Security Leaders, em Recife

Compartilhar:

A Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) é uma instituição de ensino superior privada sem fins lucrativos com sede em Recife. Com 18 anos de vida, no último dia 5 de agosto, a instituição atingiu a marca 578 colaboradores e 2.300 estudantes. Ao longo desses anos, a FPS investiu em diversas frentes, entre elas, a tecnologia, incluindo também aportes em Cibersegurança e processos.

Marcone Barros, Gerente de TIC da Faculdade Pernambucana de Saúde, explica que era necessário criar um bom relacionamento com os stakeholders, com objetivo de desenvolver mais proximidade com o corpo estratégico da organização. Além disso, era preciso criar novos projetos de Cyber Security para proteger os ambientes em nuvem, pois oferecer aulas online fazia parte da estratégia da instituição.



“Em 2014, os projetos na nuvem ainda eram imaturos, pois na região do nordeste brasileiro faltava infraestrutura adequada para isso. As nuvens públicas eram muito caras. Mas a proposta era ter um projeto que garantisse o investimento da instituição e que fosse escalonado sem precisar de equipamentos e sem descartar o investimento feito inicialmente”, comenta Barros durante apresentação na edição regional do Congresso Security Leaders, em Recife. 

Para auxiliar nesta jornada tecnológica, a FPS contou com o apoio da Cisco, que além de dar todo o suporte necessário, entregou uma sustentação para novos projetos em um contrato de 5 anos. Barros comenta o sucesso do projeto e do avanço das estratégias em cibersegurança.

“Com a pandemia, todos os alunos tiveram que estudar na modalidade online e graças ao projeto inicial de 2014, a faculdade conseguiu migrar rapidamente para dar sustentação às aulas. Em pouco tempo estava tudo funcionando e isso valorizou muito nosso investimento”, reflete Marcone Barros.

Como próximos passos, o executivo compartilha que um novo projeto está sendo desenhado para 2025, contemplando uma série de soluções de Segurança da Informação. “Hoje, o momento exige um olhar criterioso para o universo Cyber. É preciso se proteger”, encerra.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Fundamentos da Cyber são construídos por diversidade nas equipes, afirmam gestoras da AWS

As lideranças femininas da provedora de tecnologia de cloud promoveram entrevistas com a imprensa durante o re:Inforce 2025, com o...
Security Report | Destaques

STF define responsabilização de Big Techs por conteúdos criminosos

A Suprema corte concluiu votação sobre a inconstitucionalidade parcial do artigo 19 do Marco Civil da Internet, ampliando a responsabilização...
Security Report | Destaques

Agindo no caos: Como construir resiliência em meio às inovações?

O Security Leaders Florianópolis abriu seus trabalhos no evento de estreia na capital catarinense com o Keynote de abertura do...
Security Report | Destaques

Com automação, integração e foco na conformidade, Dock aprimora sua governança de dados

Em parceria com a Securiti e Defcon1, empresa de tecnologia para pagamentos e banking renova seu modelo de gestão de...