Nos últimos dias, o Facebook tem divulgado uma série de ações que visam promover um ambiente mais autêntico e seguro. Especialmente com a proximidade das eleições, a rede social afirma que os responsáveis “estão trabalhando para evitar que pessoas mal-intencionadas utilizam a desinformação para prejudicar o processo democrático”.
Entre as medidas estão a remoção de contas inautênticas que violam as políticas da rede e usadas para ocultar atividades ilícitas. Além disso, foi anunciada uma maneira de trazer mais transparência aos anúncios e às páginas do Facebook. No caso de anúncios políticos, o Brasil é o segundo país do mundo em que os usuários saberão quem estão pagando pela publicidade relacionada à política.
Em nota, Katie Harbath, diretora global de Engajamento com Políticos e Governos do Facebook, revelou ainda que a rede tem trabalhado proativamente com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil e com os Tribunais Regionais Eleitorais para garantir a integridade das eleições.
“Reconhecemos a importância de trabalhar com as autoridades locais para incentivar a participação cívica nas eleições. Com isso em mente, assinamos no início de julho um memorando de entendimento que inclui nosso compromisso de combater a desinformação, além de apoiar projetos de fomento à educação digital e iniciativas que promovam o jornalismo de qualidade”, disse Katie.
A rede social anunciou a remoção de 196 páginas e 87 perfis no Brasil que violavam as políticas de autenticidade. Segundo Nathaniel Gleicher, líder de Cybersecurity do Facebook, tais contas faziam parte de uma rede coordenada, que escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação.
O executivo também afirmou ter cerca de 15 mil pessoas trabalhando em segurança e revisão de conteúdo em todo o mundo e chegarão ao fim do ano com mais de 20 mil pessoas nesses times.