Security Leaders Rio de Janeiro 2024

Evento Gratuito
Dia 20.06
Centro de Convenções RB1
Evento no modo: Presencial

O melhor da Cibersegurança em um só lugar

Com formato 100% presencial, o Security Leaders Rio de Janeiro vai reunir no dia 20 de junho toda comunidade de Cibersegurança para um dia de muito conteúdo e networking.

É a sua oportunidade de se conectar com Líderes e Profissionais de SI que estão moldando o panorama da Cyber Security no Brasil. Além de trocar informações valiosas com especialistas e executivos da indústria, que trarão tendências, inovações e estudos de caso para fortalecer as estratégias de Cibersegurança.

O Congresso Security Leaders é a arena onde as melhores mentes em Cibersegurança se unem para debater abertamente os desafios e as inovações do setor.

Palestrantes confirmados

Graça Sermoud
Diretora e Jornalista - Security Leaders
Sérgio Sermoud
Bruno Macena
Executivo exerce funções executivas de escopo nacional e global. Nos últimos 17 anos, liderou projetos complexos e equipes multifuncionais e multinacionais. É especializado em segurança de nuvem AWS e conta com dois MBAs pela FGV, Bacharel em Ciências da Computação, pós-graduado em Perícia Forense Digital e Direito Digital e Mestrando em Computação pela UFF.
Rui Borges
Joice Coelho
Claudio Creo
Alexander Procaci
Alexander possui uma carreira baseada em gestão e entrega de resultados, alinhando conhecimento técnico sólido em TI, gestão de projetos, proteção e privacidade de dados e governança de TI. Neste segmento, executivo conta com mais de 23 anos de experiência em grandes empresas, inclusive internacionalmente.
Fabio Araujo
Fabio conta com mais de 17 anos de experiência em Segurança Cibernética. Profissional experiente que lidera a estratégia e operações de Segurança da Informação na Valia Previdência.
Paulo Pagliusi
Com mais de 30 anos de experiência corporativa em TI e SI, Paulo é especialista em Riscos de Tecnologia Emergente, Mestre em Ciência da Computação e possui doutorado em Segurança da Informação. É Pesquisador Sênior em Defesa Cibernética, no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola Superior de Guerra Naval.
Paulo Baldner
Profissional experiente em Segurança Cibernética e com 20 anos de experiência no setor. Ao longo da carreira, trabalhou em várias empresas em diversos setores, incluindo commodities, petróleo e gás, energia, tecnologia e ELINT.
Denis Nesi
Executivo conta com mais de 25 anos de experiência em empresas globais. É especializado em estabelecer e entregar programas complexos de digital, nuvem e Segurança. Denis possui vasta experiência na América Latina, nos EUA e na região do Benelux.
Antonio Fonseca
Ivan Lindenberg
Rodrigo Rosa
Rodrigo está na Petrobras há mais de 10 anos e passou por áreas como Perícia Digital e Defesa Cibernética. Profissional é formado em Informática e pós-graduado em Data Mining e Gestão do Conhecimento pela PUC do Rio de Janeiro
Marco Lopes
Thiago Silva
Ricardo Ferreira
Renan Huguenin
Rodrigo Costa
Rodrigo possui doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação, Mestrado em Administração de Empresas e Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos pela PUC Rio. Executivo atua como gerente do programa de Privacidade e Proteção de Dados e gerenciou a implementação de diversos projetos na áreas de TI. Atua ainda como professor de MBA nas universidades IBMEC e FGV.
Marcelo Lintomen
Marcelo Assumpcao
Marcelo possui mais de 22 anos de experiência em TI, sendo os últimos 17 anos em Segurança da Informação. Já atuou como Gerente de Segurança e Governança de TI com clientes multinacionais nos segmentos de Seguros, Bancário, Energia, Mineração, Mídia e Varejo. Executivo é graduado em análise de sistemas, pós-graduado em Auditoria de TI e SI, além de certificado em Gestão de SI pelo CISM.
Nelson Brito
Felipe Teixeira
Carlos Gajardoni
Marília Cardoso
Vicente Perroni
Vicente é Diretor da Zscaler no Brasil com vasta experiência no mercado de Tecnologia da Informação aplicada aos setores Financeiro, Manufatura, Varejo e Governo.
João Areias

Agenda

Security Leaders Rio de Janeiro 2024
Abertura
08:30
Graça Sermoud
Graça Sermoud
Diretora e Jornalista
Sergio Sermoud
Sergio Sermoud
Diretor de Marketing
Painel de debates
08:40
Inovação em Cibersegurança: Da Inteligência Artificial à Computação Quântica
A área de Cyber Security é inovadora? O quanto a Segurança da Informação está preparada para absorver as inovações tecnológicas? A computação quântica é um dos grandes temas de Cibersegurança para 2024, assim como a IA que está cada vez mais incorporada nas estratégias de negócio. Mas até que ponto essas duas tendências são capazes de impactar as estratégias de defesa cibernética? E qual é o papel do CISO neste contexto, será ele o líder da inovação dentro da Cibersegurança?
Paulo Pagliusi
Paulo Pagliusi
LSC's Senior Researcher in Cyber Security and Defense - Escola de Guerra Naval
Rodrigo Costa
Rodrigo Costa
PhD Project Manager - Eletronuclear e autor do livro Jornada da Segurança da Informação
Marcelo Assumpcao
Marcelo Assumpcao
Cyber Security Senior Manager - Elera Renováveis
Nelson-Brito
Nelson Brito
Senior Security Architect & Advisor - Cisco
Graça Sermoud
MODERAÇÃO
Graça Sermoud - Security Leaders
Diretora e Jornalista
Estudo de Caso
09:20
Estudo de Caso
09:40
Estudo de Caso
10:00
Painel de debates
10:20
Inteligência Artificial embarcada da Cibersegurança: a colab de milhões!
A IA está revolucionando o cenário da cibersegurança, tornando-se uma aliada poderosa na defesa contra ameaças digitais. Embarcada nas soluções de ciberdefesa, como a Inteligência Artificial tem apoiado os times de Segurança na detecção de padrões suspeitos até a previsão de ataques potenciais? Chegou o momento da inovação em Cyber Security ganhar um novo capítulo? CISOs devem liderar essas inovações e abraçar a IA nas estratégias de defesa?
Fabio-Araujo
Fabio Araujo
CISO - Valia Previdência
Paulo Baldner
Paulo Baldner
Head of Cyber Security - OLX Brasil
Rodrigo-Rosa
Rodrigo Rosa
Gerente de Defesa Cibernética - Petrobras
Graça Sermoud
MODERAÇÃO
Graça Sermoud - Security Leaders
Diretora e Jornalista
Coffee Break
11:00
Painel de debates
11:20
Carreira e liderança: Chegou a hora do profissional de Cibersegurança brilhar
Com o avanço do cibercrime e desigualdade cibernética, os profissionais de Segurança da Informação são chamados a desempenhar papéis cada vez mais cruciais na proteção de ativos críticos de informação. O mercado brasileiro está preparando seus profissionais para uma nova era de inovação em Cyber Security? Quais são os desafios nos modelos de contratação? Como superar a escassez de habilidades e talentos? O acúmulo de funções ainda pesa no desenvolvimento desse profissional?
Alexander-Procaci
Alexander Procaci
IRB(Re)
Denis Nesi
Denis Nesi
CISO - Claro Brasil
Graça Sermoud
MODERAÇÃO
Graça Sermoud - Security Leaders
Diretora e Jornalista
Estudo de Caso
12:00
Estudo de Caso
12:20
Painel de debates
12:40
Imaturidade Cibernética: Como driblar a desigualdade em Cibersegurança?
Para superar a falta de maturidade em Cibersegurança, é preciso que todo ecossistema de parceiros também esteja na mesma página em termos de Cyber Segurança. Como o CISO pode criar um modelo para garantir o mínimo de Segurança junto aos parceiros? É possível desenhar um onboarding de Segurança com padrões essenciais para garantir a maturidade cibernética? A Política Nacional de Cibersegurança é um recurso que pode ajudar a criar esse ecossistema mais seguro com padrões e diretrizes de proteção?
Bruno-Macena
Bruno Macena
CISO - Grupo Energisa
Thiago Silva
Thiago Silva
Head de Cyber Security - V.tal
Vicente Perroni
Vicente Perroni
Diretor da Zscaler Brasil
Graça Sermoud
MODERAÇÃO
Graça Sermoud - Security Leaders
Diretora e Jornalista
Almoço
13:20
Painel de debates
14:00
O elemento humano e a Cibersegurança: como combater o comportamento de risco
Comportamentos inseguros segue como um dos principais fatores de risco cibernético, o que coloca em xeque até mesmo os investimentos em soluções avançadas de tecnologia. Como construir campanhas de conscientização para ajudar as pessoas no entendimento sobre comportamentos de riscos que podem abrir brechas na segurança? Como promover uma cultura de segurança cibernética mais colaborativa, capacitada e inclusiva como forma para mitigar o risco humano?
Rui Borges
Rui Borges
Information Security - Vale
Joice Coelho
Joice Coelho
CISO - Supergasbras
Abílio-Branco
Abílio Branco
Diretor de Data Security Brazil & SOLA da Thales
Marco Lopes
Marco Lopes
Gerente de Segurança da Informação na Vibra Energia
Graça Sermoud
MODERAÇÃO
Graça Sermoud - Security Leaders
Diretora e Jornalista
Estudo de Caso
14:40
Estudo de Caso
15:00
Estudo de Caso – NetSecurity
15:20
Excelência em segurança e sinergia: a transformação de uma gigante do varejo com SOC, SIEM e SOAR
Descubra como a Allos, uma das maiores administradoras de shoppings do Brasil, elevou sua maturidade em segurança cibernética, otimizou suas operações e impulsionou o crescimento do negócio. Utilizando soluções inovadoras de SOC, SIEM e SOAR, a Allos conseguiu integrar e automatizar processos, proporcionando uma resposta eficaz a incidentes e criando um ambiente mais seguro e resiliente.
Felipe-Teixeira
Felipe Teixeira
Cybersecurity Manager - Allos
Marília-Cardoso
Marília Cardoso
Sales Manager - NetSecurity
Painel de debates
15:40
Como desvendar o labirinto dos Ataques Cibernéticos: Estratégias atuais de Resposta a Incidentes
À medida que o cenário de ameaças evolui com ataques cada vez mais sofisticados, como ransomware, aliciamento e DDoS, CISOs e profissionais de Cyber Security enfrentam o desafio de remodelar suas estratégias de resposta a incidentes para proteger operações empresariais. Neste painel, exploraremos métodos eficazes para identificar, priorizar e corrigir o crescente número de vulnerabilidades na infraestrutura de TI.
Renan Huguenin
Renan Huguenin
Cyber Security Executive Manager - Icatu Seguros
Marcelo
Marcelo Lintomen
Assessor de Segurança - Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro
Carlos-Gajardoni
Carlos Gajardoni
CEO - NetSecurity
João-Areias
João Areias
CTO - Eneva
Graça Sermoud
MODERAÇÃO
Graça Sermoud - Security Leaders
Diretora e Jornalista
Coffee Break
16:20
Painel de debates
16:40
Padrões éticos e marcos regulatórios: como definir os papéis no ecossistema da IA?
Com o avanço da aplicação da IA nas estratégias de negócio, surge a necessidade de estabelecer padrões éticos e regulatórios para o desenvolvimento e o uso desta nova tecnologia. Entretanto, até que o Brasil tenha uma regulação, como a Cibersegurança está pilotando o uso dentro da empresa? O CISO pode criar um comitê ou Código de Conduta que estabeleça minimamente ética e responsabilidades sobre as novas tecnologias? Como montar esse comitê em parceria com as demais áreas da organização?
Claudio Creo
Claudio Creo
VP Risk & Compliance - TIM Brasil
Ivan
Ivan Lindenberg
Membro do Comitê Gestor de SI e Cibernética do Poder Judiciário - Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Graça Sermoud
MODERAÇÃO
Graça Sermoud - Security Leaders
Diretora e Jornalista
Estudo de Caso
17:20
Detecção Antecipada de Ataques Cibernéticos de Alta Complexidade
Suas vantagens incluem integridade dos dados, conformidade regulatória, recuperação de desastres, histórico de versões, preservação a longo prazo e segurança aprimorada. Essa abordagem impede modificações ou exclusões não autorizadas, fornecendo uma camada adicional de proteção para os dados Corporativos.
Estudo de Caso
17:40
Painel de debates
18:00
O lado obscuro da IA: O Cibercrime também está atento às inovações de ataque
É preciso mergulhar no mundo obscuro da Inteligência Artificial e entender como o cibercrime explora esses recursos para atacar empresas. Enquanto a IA promete avanços significativos em diversos setores, essa tecnologia também abre portas para novas formas de ataque cibernético, representando um desafio sem precedentes para a Cibersegurança de organizações públicas e privadas.
Antonio Fonseca
Antonio Fonseca
Head de Engenharia - Cumbuca
Ricardo Ferreira
Ricardo Ferreira
Gerente de Cyber Security - MAG Seguros
Graça Sermoud
MODERAÇÃO
Graça Sermoud - Security Leaders
Diretora e Jornalista
Encerramento
18:40

Patrocínio

Diamond
Gold
Silver
Bronze
Apoio
Realização, Apoio de Mídia e Transmissão