Estudo aponta tendências em combate à fraude

Segundo relatório global, quando os diretores executivos de áreas distintas trabalham juntos para entender suas necessidades e desenvolver soluções de gestão de golpes personalizadas, os resultados são muito melhores

Compartilhar:

A Experian disponibilizou seu primeiro relatório global anual sobre estratégias de crescimento e tendências para prevenção a fraudes. O documento apresenta cinco tendências e foi elaborado como um guia para executivos e profissionais que atuam na área de prevenção a fraudes em geral. Chamado de Global Business Trends: Protecting Growth Ambitions Against Rising Fraud Threats (Tendências Globais de Negócios: Protegendo as Ambições de Crescimento contra a Crescente Ameaça de Fraude), o relatório de 22 páginas, em inglês, pode ser baixado neste link.

 

A ideia é fornecer diretrizes para alinhar as estratégias voltadas ao crescimento dos negócios, prevenir fraudes, proporcionar aumento da receita e aprimorar a experiência dos clientes, enquanto administram os riscos em um mundo cada vez mais virtual e dinâmico. O material está focado nos processos de negócios onde a fraude se infiltra, incluindo abertura e acesso às novas contas, transações que envolvam movimentação de dinheiro, além de relacionar tendências emergentes para combate a este tipo de dolo, tais como ferramentas de analytics voltadas à fraude avançada. Em cada área, o relatório detalha múltiplas funções que podem ser aplicadas para viabilizar o crescimento dos negócios.

 

Segundo o vice-presidente executivo da Experian, Steve Platt, há uma crença persistente de que a perdas ocasionadas por fraudes são os custos da realização dos negócios. “Mas como os fraudadores evoluem, essas perdas estão em ascensão”, diz. “Todos nós precisamos buscar avanços no combate às fraudes e a verdadeira compreensão dos clientes sobre este assunto é fundamental para sermos bem sucedidos.”

 

Steve Platt ainda acrescentou que, de acordo com os próprios clientes, quando os diretores executivos de Marketing, de Risco e de Dados trabalham juntos para entender suas necessidades e desenvolver soluções de gestão de fraudes personalizadas, os resultados são muito melhores. Por isso, é relevante que o relatório seja conhecido pelos profissionais dessas áreas.

 

O documento também inclui uma ferramenta interativa de Benchmark para prevenção a fraudes, que as empresas podem usar para explorar como essas tendências impactam seus negócios e como está o desempenho de suas medidas preventivas contra as práticas dessa indústria.

 

Confira as cinco tendências mencionadas no documento:

 

1. Aplicação de soluções antifraude ajustadas para não lesar os clientes

 

É o momento de migrar de uma abordagem que se aplica a todos os casos e cria mais conflito para o cliente do que o necessário para a aplicação de soluções que reflitam o valor e o nível de confiança necessário para cada transação. Isso significa reestruturar suas soluções para fraudes de modo a alinhá-las com as taxas reais de fraudes e estratégias comerciais.

 

2. Ter uma visão geral do cliente é essencial para o Marketing e para a redução de fraudes modernas

 

Obter um perfil geral do comportamento do consumidor requer acesso a uma combinação de dados, como informações sobre identidade, dispositivos de inteligência, comportamento online, biometria e histórico de transações não apenas com sua empresa, mas com o mercado. As companhias que transferem esse conhecimento e o utilizam para identificar clientes podem distinguir facilmente um fraudador de um cliente real, construindo uma relação de confiança ao longo do caminho.

 

3. Expandir sua visão por meio de um ecossistema misto

 

Além de usar sua própria base de dados, as empresas precisam participar de um ecossistema misto, que inclui outros negócios. Hoje, os fraudadores têm acesso a mais dados de identidade dos consumidores. Isso faz com que criem perfis digitais completos. Portanto, você não pode mais confiar apenas nas informações de interação digital. É preciso gerir o processo de forma a conseguir uma visão abrangente do cliente, com múltiplas fontes trabalhando juntas.

 

4. Alcance de agilidade e escala usando modelos baseados em serviços

 

Atualmente, mais e mais empresas estão optando por sistemas baseados em assinaturas ao invés daqueles criados internamente ou por meio da implementação de soluções no local. Atualizações contínuas e o acesso à nova lógica de riscos, que acompanham os modelos de assinatura, proporcionam mais agilidade e uma resposta mais rápida às ameaças de emergência, independente do quão rápido seu volume cresce ou quais produtos, canais ou geografias você segue.

 

5. Optar por soluções para fraudes à prova de futuro

 

As empresas precisam acessar uma ampla variedade de tecnologias tradicionais e emergentes e fontes de informações para preencher os gaps de conhecimento e pontos cegos, que fraudadores tentam esconder. A capacidade de modificar estratégias rapidamente e capturar fraudes com agilidade, enquanto aprimoram a experiência do cliente, é um aspecto relevante para prevenção.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Diversidade é a chave para o GAP de talentos em Cibersegurança?

Levantamento realizado entre os executivos da Comunidade Security Leaders revela evolução na diversidade de equipes, mas ainda há muito trabalho...
Security Report | Destaques

Dia Mundial da Senha: Desigualdade Cibernética ameaça as PMEs com exposição de acessos

O Fórum Econômico Mundial ressaltou neste ano o risco cibernético relacionado a iniquidade cibernética que afeta especialmente as pequenas e...
Security Report | Destaques

Próximas ameaças à criptografia virão da computação quântica, alerta IBM

Durante o evento Quantum Summit América Latina, a empresa apresentou a sua visão estratégica a respeito da tecnologia emergente. De...
Security Report | Destaques

DarkGPTs: Cibercriminosos buscam IAs maliciosas para automatizar processos

De acordo com pesquisa da Zscaler, uso de Inteligência Artificial Generativa sem guard rails de Segurança tem aumentado entre os...