Durante o processo de migração para um novo ambiente multicloud, a TIM viu a possibilidade de transformar a proteção de perímetro e concentrá-la em apenas uma solução de firewall para aplicações. Ao seguir nessa direção, contudo, a companhia de Telecomunicações foi capaz de enfrentar diversos desafios de controle de ameaças e conformidade com a proteção de dados, ampliando a adaptação da infraestrutura com o negócio.
Segundo releva Fábio Soares, Cybersecurity Executive Manager da TIM, durante o processo de migração, a companhia estimava permanecer durante 3 anos atuando on premise. “Nesse sentido, o primeiro ponto de reflexão foi estabelecer-se fora do ambiente antigo e manter um único WAF (Web Application Firewall) para acessar e administrar todo o perímetro”, explica Soares, durante apresentação do Case de Sucesso na edição do Security Leaders, em São Paulo.
Para apoiar esta jornada tecnológica, a companhia contou com as parcerias da NovaRed e Imperva. Uma das apostas foi a solução CDN, que passou a trabalhar as aplicações construídas dentro deste setor implementado. O executivo da TIM ressalta a necessidade de possuir parcerias estratégicas em determinadas situações e desafios.
“Uma cooperação com a qual você possa entrar em contato para resolver uma demanda é essencial, especialmente quando se está no fogo cruzado e não possui o conhecimento adequado no seu time. Hoje, toda grande companhia trabalha dessa maneira e cultivar esse tipo de aliança estratégica pode ser determinante”, enfatiza Soares.
Colhendo os frutos de uma parceria de sucesso, a solução também se mostrou estável e efetiva contra ameaças. Unida à capacidade de adaptação aos objetivos do negócio, a ferramenta também preservou os padrões regulatórios e garantiu confiança e Segurança dos dados de usuários e clientes.
“Buscamos mostrar que o investimento vai ampliar o nível de Segurança e trazer retorno à empresa. Existe um retorno de eficiência operacional visível, e economias relacionadas à infraestrutura que acabam sendo colaterais, mas no final no dia ajudam a identificar o investimento”, pontua Ricardo Bochner, Enterprise Account Director da Imperva, em entrevista à TVSecurity
Anderson Cabral, Gerente de Segurança Cibernética da NovaRed, também celebrou o sucesso do projeto e compartilha que a parceria em questão já vem de longa data. Isso possibilitou a identificação em tempo recorde da dor do cliente, viabilizando a implementação.“Conseguimos estabelecer em poucas semanas um projeto que poderia levar meses de trabalho”, completa.
A parceria, inclusive, vai longe. De acordo com Soares, a TIm tem avaliado uma solução de API Manager e outra de Bot junto com a Imperva. “Eles possuem tecnologias muito interessantes e capazes de se integrar com soluções que temos no momento. Acredito que os próximos passos estão muito relacionados a essas duas frentes de trabalho”, finaliza.
Assista ao Case de Sucesso da Tim, em parceria com a NovaRed e Imperva, apresentado na Arena Security durante o Security Leaders Nacional 2023. Veja também a entrevista concedida à TVSecurity.