Durante a pandemia causada pelo COVID-19, empresas e colaboradores se adaptaram para um novo normal, cenário em que o home office ganhou enorme destaque. Esse modelo reinou em 2020 e tende a se consolidar em 2021.
E o cuidado com a Segurança segue em destaque, exigindo monitoramento e controles constantes. “Para os usuários e servidores da prefeitura que atuam no modelo home office, é fundamental que estejam sempre conscientes com as políticas de Segurança”, pontua Júlio Urdangarin, Diretor Presidente na IplanRio, em painel realizado no congresso Security Leaders.
A discussão destacou a importância da visibilidade diante de empresas sem fronteiras e o executivo reforçou a importância do compromisso dos colaboradores sobre a proteção das informações acessadas. “Pode parecer básico, mas é essencial que todos entendam os riscos, principalmente no cenário atual em que somos instigados a clicar em diversos links”, acrescenta.
Ticiano Benetti, CISO da Natura, destaca que a visibilidade é um dos aspectos mais importantes da Segurança. “Ele foi o mais prejudicado com a força de trabalho remoto, um desafio que gestores lidam diariamente”, diz.
“A Conscientização sempre será necessária, só assim teremos a chance de transformar o ser humano o elo mais forte da cadeia”, completa Raphael Hagi, Gestor de SI e LGPD na Take.
Evandro Rodrigues, Gerente de Engenharia e Pré-Vendas na McAfee acredita que ao mesmo tempo em que a transformação digital dá vantagem competitiva para as empresas, ela também se tornou um negócio atrativo para os cibercriminosos.
“Já foi o tempo em que os cibercriminosos atuavam simplesmente por ego, certamente tem retorno financeiro, é um mercado extremamente lucrativo e tudo que gera lucro chama a atenção”, alerta. O executivo chama atenção para a virada de jogo, em que visibilidade e proteção formarão um grande time para deixar negócios mais seguros, mesmo que sejam em empresas sem fronteiras.
O conteúdo completo deste painel de debates está disponível no canal da TVD no Youtube.