Empresa de carnes nobres, Carapreta aposta em tecnologia para assegurar acessos em ecossistema

Organização implementou firewalls em todo seu ambiente produtivo e comercial, garantindo a segurança de onze pontos de rede, apoiando 800 dispositivos e realizando a autenticação das contas de 600 usuários

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O mercado de carnes nobres é pautado pela alta qualidade das operações, com controle rigoroso do ambiente desde as fazendas aos frigoríficos e às lojas. A líder em vendas de cortes angus Carapreta, marca do Grupo mineiro ARG, encontrou na SonicWall a inteligência necessária para assegurar a disponibilidade de acesso em todo esse ecossistema e repelir invasões de hackers. As soluções de segurança da empresa garantem a interconexão segura na matriz, em Belo Horizonte, e em onze pontos de rede entre as diversas unidades. “Com a criação de animais, a operação das fazendas acontece durante 24 horas, em diversos turnos. A demanda por segurança, comunicação e suporte é ininterrupta”, afirma Breno de Faria, Coordenador de TI e Especialista em Cibersegurança da Carapreta.

 

Por sua excelência na operação de agropecuária sustentável aderente aos princípios ESG (política ambiental, social e de governança na sigla em inglês), a Carapreta representou o Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – COP26, em Glasgow, na Escócia, realizada em novembro de 2021, onde destacou ações baseadas na economia circular. Como empresa global, exportando para a China, EUA, União Europeia e Israel, era natural que ficasse exposta a tentativas de invasões. “Encontramos na SonicWall uma solução confiável e robusta para blindar todo o ambiente”.

 

Com a migração do Grupo ARG da construção civil para o agronegócio, e o crescimento exponencial dessa atividade, a empresa atualizou as soluções de segurança SonicWall. Dois firewalls SonicWall NGFW TZ 670 em alta disponibilidade foram instalados na matriz em Belo Horizonte, interligados aos appliances SonicWall NGFW TZ 270 nas fazendas, frigoríficos e lojas. Essas soluções foram especialmente configuradas para reforçar a segurança nas pontas, realizando a autenticação dos usuários.

 

Ambiente seguro inclui Wi-Fi entregue às casas dos colaboradores

 

Essa infraestrutura de segurança apoia os diferentes ecossistemas que abrigam 2,5 mil funcionários. A Carapreta conta com duas lojas, ou butiques de carne, em Belo Horizonte, e uma dark store em São Paulo, além de um frigorífico em Contagem, uma unidade em Betim e três fazendas. A Santa Mônica, em São João da Ponte, tem rebanho bovino, agricultura e geração de energia; na Santa Terezinha, no mesmo município, há frigoríficos, ovinos, agricultura, pescados e geração de energia solar (4 MW) e biodigestores (2 MW), e a Jequitaí mantém agricultura e gado. “Precisávamos garantir a segurança nas diferentes localidades – por essa razão, cada novo ponto de rede recebe um appliance da SonicWall”, reforça Faria. Outro ambiente que também é protegido pelas soluções SonicWall é o Food Truck Carapreta, um caminhão refrigerado e com cozinha gourmet que roda por todo o Brasil promovendo experiências gastronômicas com as carnes Carapreta.

 

Os firewalls da SonicWall garantem a segurança de onze pontos de rede, apoiando 800 dispositivos e 600 contas de usuários cobrindo a sede, em Belo Horizonte, as fazendas e frigoríficos, além de dois links de comunicação redundantes para atender a demanda por internet dos funcionários nas agrovilas das fazendas. “Nossa prioridade no agronegócio é a sustentabilidade e desenvolvimento humano nas fazendas e escritórios. A plataforma SonicWall nos ajuda a oferecer links e redes Wi-Fi seguras para as operações de negócios e também para os funcionários e famílias que moram nas fazendas”, afirma Faria.

 

Proteção de dispositivos Internet das Coisas (IoT) implementados em campo

 

Para obter carnes de alta qualidade, a empresa produz a própria ração com tratamento nutricional a partir do milho plantado nas fazendas da Carapreta. A empresa usa sensores para controlar os campos de milho, além de monitorar da engorda do boi à irrigação do campo. A Carapreta é uma usuária avançada de soluções de Internet das Coisas (IoT), algo essencial para garantir o alinhamento da empresa ao modelo Environment, Social, Governance (ESG).

 

Os equipamentos da SonicWall suportam diferentes dispositivos de controle espalhados no campo. São sensores de umidade, pivôs para o acionamento da irrigação, pesagem dos animais e análise da alimentação, medindo, por exemplo, o tempo que o boi permanece no cocho para o acompanhamento do ganho de peso, gerando produtividade e economia. “Com a chegada da rede 5G, veículos autônomos e drones serão controlados remotamente exigindo novas camadas de segurança”, diz Faria.

 

Por atender o mercado local e internacional, os frigoríficos Carapreta têm selo de bem-estar animal. “Tudo é monitorado de forma cuidadosa e a tecnologia é estratégica para suportar e manter nosso crescimento como fornecedores de carnes premium, e estruturarmos de forma sólida nosso alinhamento ao modelo ESG”.

 

Sistema analítico colabora na adequação da empresa à LGPD

 

A Carapreta utiliza, também, o SonicWall Analytics, plataforma que gera relatórios analíticos sobre tudo o que se passa no ambiente de segurança. “A cultura de TI da Carapreta está em conformidade com os valores de sustentabilidade e foco em pessoas”, observa Jorge Quintão, diretor e fundador da NetSol, MSSP parceiro de negócios da SonicWall. A NetSol é responsável pela implementação e suporte ao ambiente SonicWall na Carapreta. “Os relatórios do Analytics aumentam a transparência da operação, facilitam a realização de ajustes para evitar vazamentos de dados e ajudam a Carapreta em sua jornada de conformidade ao Marco Civil da Internet e à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)”.

 

Todas as soluções SonicWall em uso na Carapreta são no formato “as a service”. Nesse modelo, os equipamentos de segurança pertencem à NetSol, que provê, por contrato, upgrades e atualizações sempre que forem necessários. Os experts em segurança da NetSol monitoram continuamente o ambiente da Carapreta, atuando tanto de forma remota, via o SOC da empresa, como por meio de visitas presenciais. “O time da NetSol nos atende muito bem, complementando a atuação do nosso time interno. Eles recebem chamados em qualquer hora do dia ou da noite, suportando no modelo 24 horas a operação da Carapreta”, resume Faria.

 

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