Embraer sofre ataque cibernético com vazamento de dados

Uma das maiores empresas globais de aviação e aeroespacial diz que já iniciou os procedimentos de investigação e resposta ao evento, além de esmiuçar as circunstâncias do incidente

Compartilhar:

Por meio de nota oficial aos acionistas e ao mercado, a Embraer informou na noite desta segunda-feira (30) que sofreu um ataque cibernético aos seus sistemas de Tecnologia da Informação, que resultou na divulgação de dados supostamente atribuídos à companhia.

 

De acordo com o comunicado, o ataque foi identificado em 25 de novembro de 2020, o qual indisponibilizou o acesso a apenas um único ambiente de arquivos. A Embraer, uma das maiores empresas globais de aviação e aeroespacial, diz que já iniciou os procedimentos de investigação e resposta ao evento, além de esmiuçar as circunstâncias do ataque.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado da Embraer na íntegra:

 

A EMBRAER S.A. (“Companhia”), em cumprimento à Instrução CVM nº 358, de 3 de janeiro de 2002, informa a seus acionistas e ao mercado que sofreu um ataque cibernético aos seus sistemas de tecnologia da informação, que resultou na divulgação de dados supostamente atribuídos à Companhia na madrugada de 30 de novembro de 2020.

 

O referido ataque cibernético foi identificado em 25 de novembro de 2020, o qual disponibilizou o acesso a apenas um único ambiente de arquivos da Companhia.

 

Em razão do ocorrido, imediatamente a Companhia iniciou os procedimentos de investigação e resposta ao evento, bem como procedeu proativamente ao isolamento de alguns de seus sistemas para proteção do ambiente, acarretando impacto temporário em algumas operações.

 

A Companhia continua a operar com o uso de alguns sistemas em regime de contingência, sem impactos relevantes sobre suas atividades.

 

A Companhia está empreendendo todos os seus esforços para investigar as circunstâncias do ataque, avaliar se existem impactos sobre seus negócios e terceiros, e determinar as medidas a serem tomadas. A Companhia manterá o mercado informado dos desdobramentos deste evento.

 

São José dos Campos, 30 de novembro de 2020. Antonio Carlos Garcia, Vice-Presidente Executivo Financeiro e Relações com Investidores.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Monbank denuncia ciberataque ao ambiente digital interno

A fintech, especializada em oferta de créditos consignados públicos e privados, informou em nota que o incidente atingiu a própria...
Security Report | Destaques

Incidente na Sinqia comprometeu R$ 710 milhões de instituições financeiras, informa a companhia

A controladora da organização de serviços de tecnologia emitiu um relatório ao Security Exchange Comission dos Estados Unidos, afirmando que...
Security Report | Destaques

Anatel investiga possível incidente no sistema do Defesa Civil Alerta

A Autoridade nacional de telecomunicações informou, por meio de nota publicada no site oficial, que um conjunto de usuários relatou...
Security Report | Destaques

Novo vazamento do Pix reforça demanda por gestão de terceiros, dizem CISOs

De acordo com líderes de SI da comunidade Security Leaders, exemplos como esse destacam necessidade de ecossistemas mais seguros de...