Em comunicado, Copel confirma ataque cibernético

Alguns servidores ficaram indisponíveis após incidente. Companhia informa que principais sistemas se mantêm íntegros e os serviços de fornecimento de energia elétrica e de telecomunicações seguem funcionando normalmente

Compartilhar:

A Companhia Paranaense de Energia (COPEL) foi mais uma vítima de ataques cibernéticos, o que gerou indisponibilidade em alguns sistemas da companhia. Em comunicado com data de 01 de fevereiro de 2021, a empresa afirma que “seguiu os protocolos de segurança, inclusive com a suspensão do funcionamento de seu ambiente informatizado para proteger a integridade das informações”.

 

Assim como a Copel, a Eletrobras também detectou na última semana um incidente no ambiente de tecnologia da informação causado por um ataque ransomware, que alcançou parte dos servidores da rede administrativa.

 

Security Report disponibiliza o comunicado oficial da COPEL sobre o incidente:

 

A Companhia Paranaense de Energia –COPEL (“Companhia”), empresa que gera, transmite, distribui e comercializa energia, com ações listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (CPLE3, CPLE5, CPLE6), na NYSE (ELPVY, ELP) e na LATIBEX (XCOP), informa que alguns de seus servidores sofreram ataques cibernéticos gerando, nesta data, indisponibilidade de parte de seus sistemas.

 

Os sistemas de operação e proteção detectaram os ataques e, imediatamente, a Companhia seguiu os protocolos de segurança, inclusive com a suspensão do funcionamento de seu ambiente informatizado para proteger a integridade das informações. A avaliação completa do ocorrido está em curso e a Companhia está tomando providências necessárias para restabelecer a normalidade.

 

Até o momento, os principais sistemas da Copel se mantêm íntegros e os serviços de fornecimento de energia elétrica e de telecomunicações seguem funcionando normalmente.

 

As autoridades competentes estão acompanhando o caso e a Copel manterá o mercado informado sobre qualquer informação relevante relacionada a este evento.

 

Curitiba, 01 de fevereiro de 2021.

Adriano Rudek de Moura, Diretor de Finanças e de Relações com Investidores. 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Caso Receita Federal: CISOs defendem controle e cautela dos usuários no acesso a dados críticos

Nesse feriado de carnaval, as instituições públicas foram impactadas pelas suspeitas de acesso indevido e vazamento de informações relacionadas à...
Security Report | Destaques

Caso JD reacende debate sobre Segurança dos provedores de TI ligados ao Pix

A fornecedora de Tecnologia da Informação para instituições financeiras apresentou mais detalhes sobre incidentes recentes envolvendo o meio de pagamento....
Security Report | Destaques

Nova superfície de riscos digitais orienta aproximação de CISOs e CROs, aponta estudo

Com a expansão digital e a chegada da IA, a superfície de ataque cresce e transforma a Segurança da Informação...
Security Report | Destaques

Fator Humano: De “elo mais fraco” a protagonista na estratégia de Cibersegurança

Em painel no Security Leaders Nacional, CISOs da Elo, Elera e Amil defendem que a cultura do pertencimento e o...