Domínios para roubar dados de usuários dispararam antes do lançamento do iPhone 12

Equipe de análise da Kaspersky encontrou 1.950 novos domínios com menção à marca Apple apenas em setembro

Compartilhar:

A Apple anunciou na última terça-feira (13) o lançamento de sua nova linha: o iPhone 12. Além de aguçar a curiosidade dos consumidores, a novidade também atraiu o interesse dos cibercriminosos, especialmente em golpes que buscam roubar o ID Apple e a senha dos usuários. Levantamento da equipe de análise da Kaspersky mostra que o número de novos domínios maliciosos com menção à Apple disparou às vésperas do anúncio da marca. Enquanto, ao longo deste ano, a média de novos domínios suspeitos era de 100 por mês em todo o mundo, em setembro, foram 1.950 domínios, sendo que a maioria deles tinha o objetivo de capturar as credenciais dos usuários da Apple.

 

De acordo com os analistas da empresa de cibersegurança, as táticas usadas pelos criminosos para roubar esses dados variam. Entre os pretextos usados pelos sites falsos estão desde a promessa de encontrar aparelhos perdidos, à restauração do acesso às contas.

 

Também foram encontrados sites de phishing que imitam os serviços de suporte da Apple. Segundo a equipe de análise, é provável que estes últimos tenham sido criados com o objetivo de roubar contas de usuários. No entanto, os recursos não funcionavam corretamente e eram apenas um “esboço” de software. Os analistas acrescentam que golpistas gostam de usar essas páginas como precaução para que, quando um recurso for bloqueado, eles possam ativar outro.

 

“O ressurgimento do interesse dos golpistas nos serviços da Apple mostra que eles se beneficiariam com qualquer coisa que chamasse a atenção dos usuários. O lançamento do novo iPhone foi a oportunidade perfeita para os cibercriminosos espalharem campanhas maliciosas”, alerta a especialista em segurança da Kaspersky, Tatyana Sidorina.

 

Para evitar ser vítima de um golpe, a Kaspersky recomenda que os usuários:

 

• Suspeitem de qualquer notícia, oferta ou promoção que pareça extremamente generosa;

• Verifiquem se as mensagens vêm de fontes confiáveis;

• Não cliquem em links de e-mails ou mensagens suspeitas enviados por SMS, WhatsApp ou redes sociais;

• Verifiquem a autenticidade dos sites que visita;

• Tenham uma solução de segurança de qualidade com tecnologias antiphishing baseadas em comportamento, como o Kaspersky Security Cloud. Ela permitirá a identificação dos golpes de phishing mais recentes.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Brasil registra 11 milhões de tentativas de ataques a dispositivos IoT, afirma pesquisa

Segundo estudo, senhas fracas e falta de informação transformam roteadores e dispositivos inteligentes em porta de entrada para cibercriminosos
Security Report | Overview

Anatel divulga campanha de Cibersegurança para menores na internet

Em homenagem ao mês em que se celebra o Dia das Crianças e em sintonia com a campanha #OutubroCiberSeguro, estão...
Security Report | Overview

Estudo ressalta importância do modelo de maturidade em resiliência de dados

Estudo alerta para a nova geração de ataques de ransomware e destaca quatro práticas essenciais para fortalecer a resiliência de...
Security Report | Overview

Trojan bancário brasileiro gera mais de 62 mil tentativas de ataques distribuído via WhatsApp

A pesquisa sugere que o Maverick pode ser uma evolução ou um projeto paralelo dos mesmos desenvolvedores do Coyote, trojan...