Dois a cada três ataques cibernéticos têm sucesso

Estudo da Accenture indica que excesso de confiança deixa organizações mais vulneráveis a ofensivas virtuais; 51% levam meses para detectar violações sofisticadas

Compartilhar:

Nos últimos doze meses, aproximadamente um em cada três ataques cibernéticos direcionados a corporações resultou em uma violação de segurança, o que significa que dois em cada três ciberataques por mês têm sucesso. Esses dados fazem parte do resultado da mais recente pesquisa da Accenture, em que ainda constatou que a maioria dos executivos de segurança entrevistados (75%) está confiante em sua capacidade de proteger suas organizações contra ações maliciosas.

 

No relatório intitulado “Building Confidence: Facing the Cybersecurity Conundrum” (Criando confiança: enfrentando o dilema da segurança cibernética), a Accenture entrevistou 2.000 profissionais de segurança empresarial que representam empresas com receitas anuais de US$ 1 bilhão ou mais, em 15 países, sobre suas percepções de riscos cibernéticos, a eficácia dos esforços atuais de segurança e a adequação dos investimentos existentes.

 

A pesquisa revela que a quantidade de tempo necessária para detectar essas falhas de segurança muitas vezes agrava o problema, já que mais de metade dos executivos (51%) afirma que leva meses para detectar violações sofisticadas e até um terço de todos os ataques de sucesso nem são descobertos pelas equipes da área.

 

Segundo Kevin Richards, diretor da Accenture Security para a América do Norte, os ataques cibernéticos são uma realidade operacional constante em todas as indústrias hoje e capturar o comportamento criminoso exige mais do que melhores práticas e perspectivas do passado. “É preciso ter uma abordagem fundamentalmente diferente em relação à proteção, começando com a identificação e a priorização de ativos-chave da empresa em toda a cadeia de valor “, acrescenta o executivo.

 

Novos hábitos

 

Richards acredita que as ações de proteção usadas no passado não funcionam mais para proteger os ciberataques de hoje. “Está claro que a necessidade de as organizações adotarem uma abordagem abrangente e completa para segurança digital – que integre defesa cibernética profundamente na empresa – nunca foi tão grande”, completa.

 

Embora os entrevistados na pesquisa tenham dito que violações internas têm maior impacto, 58% priorizam capacidades intensificadas em controles baseados em perímetro em vez de abordar ameaças internas de alto impacto. O levantamento aponta, ainda, que a maioria das empresas não tem tecnologia eficaz implementada para monitorar ataques virtuais e está focada em riscos e resultados que não acompanham o ritmo da ameaça.

 

Gastos com segurança

 

Ataques cibernéticos recentes de alto perfil têm estimulado aumentos significativos na conscientização e nos gastos com segurança cibernética. No entanto, o sentimento entre os entrevistados sugere que as organizações vão continuar a buscar as mesmas medidas preventivas, em vez de investir em controles novos e diferentes de segurança para mitigar ameaças.

 

Em relação a orçamento extra, de 44% a 54% dos entrevistados “dobrariam” suas atuais prioridades de gastos com segurança cibernética – mesmo que esses investimentos não impeçam significativamente violações regulares e contínuas. Estas prioridades incluem proteger a reputação da empresa (54%), salvaguardar informações da empresa (47%), e proteger os dados dos clientes (44%).

 

Bem menos empresas investiriam os fundos suplementares em esforços que afetariam diretamente os seus resultados, como a proteção contra perdas financeiras (28%) ou o investimento em treinamento de segurança cibernética (17%).

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Proteção Olímpica: como Paris prepara a Cibersegurança para os Jogos

As ameaças cibernéticas atuais estão de olho na capital francesa durante o evento, com intenções financeiras e sociopolíticas. Autoridades nacionais...
Security Report | Destaques

Governo Federal alerta servidores sobre incidente de Segurança no ColaboraGov

Nesta mesma semana, o Ministério da Gestão e Inovação havia confirmado um ataque cibernético contra o Sistema Eletrônico de Informações...
Security Report | Destaques

Vivara confirma ataque de ransomware aos sistemas corporativos

Incidente teria acontecido no último mês de junho, sem causar impactos significativos nas operações cotidianas. Em nota endereçada ao mercado,...
Security Report | Destaques

Sistema de Informações do Ministério da Gestão sofre ataque cibernético

O Sistema Eletrônico de informações é responsável por gerir documentos e processos digitalizados, visando promover a eficiência administrativa. Em nota,...