A Black Friday já se consolidou como um evento importante que ocorre todos os anos, com uma alta taxa de participação dos consumidores. A possibilidade de encontrar promoções online geralmente faz com que os usuários baixem a guarda em relação a diferentes medidas de segurança, levando vítimas a serem enganadas ou alvo de golpes. Por isso, a ESET, compartilha uma série de dicas para se manter seguro enquanto você aproveita as temporadas de descontos.
“Quando estamos próximos de datas especiais para o comércio, como a Black Friday, por exemplo, o importante é ter em mente que o intuito dos ataques costumam ser sempre os mesmos, fazer com que você compre/pague algo, fazer com que você baixe algo ou coletar seus dados para que os cibercriminosos possam utilizá-los futuramente. Caso você receba algo nesses moldes, há grandes chances de se tratar de um golpe”, menciona Daniel Barbosa, especialista em segurança da informação da ESET.
Nesse contexto, a ESET fornece dicas para evitar cair nas armadilhas dos cibercriminosos ao fazer compras online:
• Faça todas as compras em lojas ou marcas com reputação comprovada e busque a opinião dos clientes sempre que possível. Isso pode ser verificado nas análises de um site de e-commerce onde a empresa atua, de amigos ou conhecidos que já compraram ali, ou de comentários nas redes sociais de clientes que comprovam a veracidade do site onde a compra será realizada.
• Verifique se as mensagens de marcas ou empresas sobre ofertas imperdíveis são reais. É importante ter em mente que pode ser um caso de phishing ou comunicação fraudulenta em que os cibercriminosos procuram roubar várias credenciais, dinheiro ou instalar arquivos maliciosos no computador. O principal indicador desses golpes é o remetente (seja seu endereço de e-mail, número de telefone ou usuário de redes sociais), que não é oficialmente relacionado à entidade que afirma representar.
• Use os sites oficiais e / ou redes sociais das lojas para fazer compras. Um dos ataques mais comuns em eventos de oferta limitada é o roubo de dinheiro ou informações de crédito por meio de sites falsos, se fazendo passar por empresas populares e aproveitando a urgência gerada nos usuários por ter ofertas e descontos por tempo limitado.
• Nos casos em que os pagamentos são feitos online, verifique se o site onde é realizado possui criptografia em suas comunicações. Isso significa que, ao transferir dados, eles não podem ser lidos por quem possa interceptar a conexão. Para isso, a URL do site deve começar com “https://” ou ter o famoso cadeado à esquerda.