Demanda por gestão de identidade impulsiona mercado de cibersegurança na América Latina

Um número cada vez maior de empresas brasileiras e mexicanas vem considerando a governança de identidades como um fator crítico de sucesso aos negócios

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A SailPoint Technologies Holdings vem se expandindo no mercado latino-americano, com o compromisso de contribuir para que as empresas da região contem com a segurança das identidades digitais como base para seus negócios. Em 2020, a pandemia COVID-19 exigiu que as empresas adaptassem seu cotidiano ao trabalho remoto de modo muito rápido, evidenciando o valor da identidade como fator essencial a seus negócios – no Brasil e no México assim como em todo o mercado internacional.

 

As novas condições de trabalho aceleraram, este ano, a transformação digital, demonstrando claramente que a tecnologia é chave para as operações corporativas, e que não se pode usar a tecnologia sem segurança das identidades. As mais conceituadas empresas de análise de mercado reconhecem a SailPoint como líder em governança de identidades.

 

Isso se deve fundamentalmente ao compromisso da SailPoint com uma plataforma SaaS (Software as a Service) de classe empresarial, capaz de automatizar integralmente a governança e gerenciamento das identidades de todos os usuários e seus direitos a dados e serviços em nuvem. Dessa forma, é possível às empresas oferecerem acesso à força de trabalho com confiança, garantir escalabilidade à proteção dos ativos de negócio, e assegurar o cumprimento das leis e normas a que estão sujeitas as empresas.

 

Com a pandemia, a força de trabalho remoto, em muitas empresas, passou instantaneamente para 100% de seus funcionários. E foi preciso dar a eles acesso a tudo o que precisavam para realizar seu trabalho. Nem mais, nem menos. Mais, compromete a segurança, ferindo até regras de governança e compliance; menos, impediria a correta realização de tarefas.

 

“As pessoas são o elo mais fraco na segurança cibernética, e não deixarão de representar um risco para as empresas. Essa é a razão que leva a área de TI a despender tempo e esforços gerenciando as identidades. Além disso, é preciso considerar o tempo necessário para integrar os funcionários de forma segura e eficiente – já que os líderes de TI precisam de visibilidade e controle ininterruptos sobre o acesso aos aplicativos confidenciais ou sensíveis da organização. Tudo se resume a definir com precisão quem tem acesso, quem deveria ter e como esse acesso é utilizado”, comenta Leonardo Scudere, diretor regional da SailPoint para a América Latina.

 

Ele aponta que a Inteligência Artificial e o Aprendizado de Máquina vêm ganhando importância no mundo da identidade: “um número cada vez maior de empresas e líderes de TI reconhecem existirem áreas em seu programa de governança de identidade que podem e devem ser automatizadas; assim, um programa com a IA já integrada a ele está um passo à frente no que toca à segurança”, completa Scudere.

 

Organizações que dependem exclusivamente de gerenciamento de acesso e autenticação para administrar identidades são mais suscetíveis ao super-provisionamento e a riscos ocultos de segurança. Gerenciar o acesso à tecnologia em toda a empresa significa ir além da simples concessão. Hoje, a proteção de uma força de trabalho digital requer o cuidadoso equilíbrio entre permitir acesso e protegê-lo.

 

A plataforma SailPoint Predictive Identity proporciona um rápido retorno do investimento ao oferecer segurança a todos os aplicativos, dados e nuvens de diferentes provedores. Nossa plataforma permite, por exemplo, examinar contas super-provisionadas mediante análises e certificações de acesso automatizadas, identificando permissões fora do esperado – até então não descobertas e constituindo fatores de riscos – por meio de informações e relatórios inteligentes capazes de auxiliar os responsáveis pela aprovação às permissões de acesso a concedê-las com segurança.

 

Scudere enumera ainda vantagens como a mudança centralizada de políticas de acesso para grandes populações, automatização de provisionamento e desprovisionamento de acesso de funcionários, autoatendimento e gerenciamento de senhas 24 x7. “Essas características vêm permitindo que as equipes latino-americanas de TI assumam novas iniciativas com maior agilidade e segurança. Desde nossa chegada ao México, há três anos, e ao Brasil há quase dois, a SailPoint tem se concentrado em fornecer às organizações inteligência para que possam tomar, com eficiência e segurança, decisões no que se refere a identidades”, conclui.

 

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