De acordo com o Office of Civil Rights (OCR), somente no ano de 2015, 250 organizações de saúde foram violadas, afetando 500 indivíduos ou mais. Com isso, mais de 100 milhões de registros foram perdidos. Investigações independentes realizadas pelo Instituto Ponemon mostram que cerca de 90% das corporações do setor sofreram pelo menos uma violação de dados nos últimos dois anos – a um custo médio de US$ 2,2 milhões por incidente.
Um dos motivos pelo qual essas instituições são tão visadas pelos hackers é a segurança ultrapassada de seus sistemas de TI e a abundância de dados lucrativos para os cibercriminosos: sem os prontuários de pacientes, histórico de doenças e medicamentos, os hospitais não conseguem seguir com o fluxo normal de suas operações.
Além da segurança de seus pacientes, os hospitais perceberam que o momento é crítico para a proteção de seus dados e investimento contra o ransomware e ciberameaças. Grandes instituições de Saúde correspondem a 30% do total de setores industriais atacados.
É neste cenário que a Trend Micro foi escolhida como fornecedora das soluções Cloud Edge e Worry-Free na iniciativa CyberAid, projetada especificamente para ajudar organizações de saúde menores do norte do Texas com recursos técnicos e financeiros limitados, a se protegerem contra violações de dados e outras grandes ameaças.
O CyberAid é uma iniciativa do HITRUST, órgão destinado a incentivar as boas práticas de segurança e compartilha informações acionáveis sobre ameaças para fortalecer as organizações participantes.