Criptografia já é um tema desmistificado na Segurança?

Líderes da Valid, IRB Brasil e Ypê debatem o tema e destacam a importância de entender que criptografia é sim um recurso importante para proteção de dado confidencial e pode mitigar risco de vazamento, mas não ela não atua sozinha

Compartilhar:

O relatório sobre ameaças a dados realizado em 2020 pela Thales e IDC ouviu mais de 200 executivos do Brasil e do México com responsabilidade ou influência sobre TI e segurança de dados a partir de uma amostra global total de 1.723 participantes.  100% dos executivos do Brasil e México ouvidos pelo levantamento disseram que têm algum tipo de dado armazenado em nuvem.

 

O estudo concluiu também que os entrevistados brasileiros e mexicanos disseram que 45% de todos os dados armazenados na nuvem são confidenciais, porém 53% de todos os dados armazenados na nuvem são protegidos por criptografia. Neste ponto específico, ficam alguns questionamentos.

 

Dados na nuvem precisam de criptografia? Como proteger esses dados? A criptografia é a única saída? Qual é o grande gargalo em usar a criptografia para proteger dados em nuvem? O desafio é cultural? Tecnológico? Processual?

 

Esses foram os pontos debatidos em painel de debates realizado hoje (04) na TVD em parceria com a Thales.

 

“Ainda vejo um gargalo cultural sobre o tema criptografia, principalmente quando falamos em ambientes híbridos”, destaca Leonardo Ovídio, CISO do IRB Brasil Re. O executivo diz que a palavra-chave é orquestração, não só olhar a criptografia como um recurso único para proteger dado sensível na nuvem, mas se atentar para os demais pilares que compõem a segurança em camadas.

 

“Nosso papel como CISO é provocar uma Segurança fim a fim. Tudo está integrado e não podemos pensar que só a criptografia vai proteger o dado. Se pensarmos assim, teremos uma falsa sensação de Segurança”, alerta o executivo.

 

O Head em SI e Privacidade de Dados na Ypê, Paulo Yukio, concorda com Ovídio e pontua também a necessidade de desmistificação da criptografia, uma vez que ela está mais barata e disponível no mercado.

 

“Não é um único recurso, é mais um componente da Segurança. O ponto de atenção é falar para a empresa: ‘Também usamos criptografia para proteger o ambiente’. Não ‘Temos criptografia, estamos salvos’. Se apostarmos só neste recurso, teremos sim a falsa sensação de segurança”, diz Yukio.

 

Márcio Nunes, CTO da Valid, acrescenta que os números do relatório mostram o quanto as empresas precisam evoluir em Segurança. “O ponto importante é gerenciamento. Os ambientes já são complexos, é preciso gerenciar bem os acessos, as chaves e elementos intrínsecos da SI”, diz.

 

“A criptografia veio trazer o cofre do dado, ou seja, proteger o dado de quem não deveria ter acesso. Ela mitiga o risco de acesso indevido à informação confidencial, um dos principais vetores de vazamento de dado”, completa Abilio Branco, Country Sales Manager e DPO da Thales Brasil.

 

O debate completo sobre criptografia e como ela pode ajudar na proteção de dados confidenciais está disponível na íntegra no canal da TVD no Youtube.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...