Fraudadores se passavam por representantes de grandes ONGs para enganar os usuários e convencê-los a pagar valores para, supostamente, ajudar projetos de caridade infantil
Pesquisadores da Avast identificaram uma nova campanha de vídeo fraudulenta, orquestrada por uma organização criminosa que faz crowdfunding sob o pretexto de ajudar crianças doentes. O resultado: quantias significativas de dinheiro, sendo roubadas de generosos doadores.
Na última rodada de golpes de anúncios em vídeos, detectados no YouTube e no Instagram, uma criança supostamente doente com câncer é mostrada implorando por ajuda com o tratamento. Os vídeos, que vêm em diferentes versões, são em russo, mas têm legendas em inglês, francês, espanhol e ucraniano, e contam a história de um menino chamado “Semion”. Semion diz que a sua família não pode pagar o tratamento para o câncer e, se ele não receber esse tratamento nas próximas duas semanas, será tarde demais para salvá-lo.
O vídeo leva a um site de arrecadação que oferece vários métodos para doar – transferência bancária direta ou através de um pagamento online em incrementos de até 10.000 euros em categorias nomeadas, que também apelam para a emoção.
Os organizadores da página de arrecadação de fundos afirmam ser da World Champions EU e estar vinculados a uma organização israelense chamada World Champions.
Em 2022, os pesquisadores da Avast encontraram uma campanha semelhante, muito provavelmente do mesmo grupo com sede em Israel, na qual os vídeos foram vistos milhões de vezes e as pessoas doaram mais de US$ 650.000.
No momento da redação deste artigo, as doações para o novo golpe são superiores a 181.000 euros, com números aumentando diariamente. Os pesquisadores da Avast denunciaram o canal ao YouTube e pedem às pessoas que não doem, e fiquem atentas quando receberem anúncios de tais campanhas de crowdfunding nas redes sociais.
“Como pesquisadores de segurança cibernética, vemos constantemente como os criminosos exploram a natureza humana para ganhar dinheiro. Um dos exemplos mais dolorosos, porém, é quando as pessoas aproveitam o desejo humano de ajudar os outros, especialmente quando se trata de explorar crianças doentes”, diz Luis Corrons, Especialista de Segurança e Pesquisador da Avast.
“É o nosso trabalho não apenas monitorar esses golpes e desenvolver produtos e serviços para ajudar a proteger as pessoas contra eles, mas também educar as pessoas sobre o que está se espalhando no universo online. Quando se trata de doar, é importante verificar a autenticidade da organização, antes de transferir dinheiro para garantir que você está ajudando quem pensa que é. Para estar mais seguro, visite diretamente os sites oficiais de organizações confiáveis para doar, em vez de responder a pedidos de doações por e-mail, vídeos ou anúncios em redes sociais”.