“A corrida para a excelência na SI não tem linha de chegada”

Vencedor do Prêmio Security Leaders melhor Líder Nacional, CIO da Teksid, Wellington Coelho, afirma que o sucesso de um projeto de SI depende da colaboração entre todos os gestores e de parcerias com a área de Comunicação para ajudar no entendimento e conscientização dos funcionários

Compartilhar:

“Segurança da Informação é um trabalho sem fim. Com a chegada diária de novas tecnologias e ameaças, este processo precisa se reinventar todos os dias”. A afirmação é do CIO da Teksid, Wellington Eustáquio Coelho, vencedor nacional do Prêmio Security Leaders, organizado pela Conteúdo Editorial em parceria com a IDC. Segundo o executivo, o sucesso de um programa de SI depende da colaboração de todos, da direção ao usuário final, além de parcerias para alavancar o entendimento e a conscientização da organização.

 

O executivo foi o responsável por implementar na Teksid um programa que reúne uma série de iniciativas que protegem as informações mais sensíveis da companhia assim como a privacidade de clientes e colaboradores. No setor automobilístico, o principal objetivo dos cibercriminosos é obter dados confidenciais e de propriedade intelectual.

 

Parte de um projeto mundial, a medida engloba a implantação de controles e dispositivos de segurança definidos pelo controlador. “O processo de Segurança da Informação na Teksid é conduzido pelo setor de ICT em alinhamento com as políticas e diretrizes definidas pelo grupo”, explica Coelho.

 

Força-tarefa

 

Na visão do executivo, os gestores têm um papel fundamental para o sucesso do projeto. “Em nosso código de conduta de Informática, temos muito bem definido o papel de cada líder, desde a direção, passando pelos gestores até o usuário final”, conta. Todos reportam diretamente ao Security Officer.

 

Coelho explica que o programa afetou de forma significativa as ferramentas e equipamentos de trabalho alterando a rotina dos usuários, mas nem por isso o projeto enfrentou algum tipo de objeção. “Mudanças sempre trazem algum desconforto, mas devido à importância que o tema representa, o objetivo é a consolidação do entendimento de todos os colaboradores de que a informação é um dos ativos mais importantes da organização”, disse.

 

Para isso, o CIO destaca as diversas campanhas internas de Segurança da Informação geradas a partir de uma parceria com a área de Comunicação. “O assunto era abordado de forma lúdica e sempre trazia muita criatividade e inovação”, explica. Esse trabalho em conjunto foi crucial para que todos entendessem e aderissem ao programa.

 

A consequência foi logo percebida com a redução de incidentes de segurança causados pela falta de uma política adequada. Além disso, a empresa conseguiu obter mais disponibilidade do ambiente, colaboradores mais atentos e participativos e ainda conquistou a confiança de clientes e parceiros.

 

“Nossa orientação é sempre seguir fielmente as diretrizes definidas pelo grupo, implantar e monitorar as atividades relacionadas ao processo em total alinhamento com as melhores práticas de segurança e compliance. Temos sempre em mente que a corrida para a excelência na Segurança da Informação não tem linha de chegada”, finaliza.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Deputados do Partido Liberal são alvos de hacktivismo nas redes

No último fim de semana, membros da bancada do partido na Câmara tiveram sites oficiais e contas nas redes sociais...
Security Report | Destaques

73% das violações no mundo ocorreram por ransomware, alerta SEK

Baseada nos números gerados pelos mais de um milhão de alertas no SOC da companhia, o estudo Think Ahead Report...
Security Report | Destaques

Eneva e Allos são Cases em destaque no Security Leaders Rio

O Congresso será realizado no dia 20 de junho na cidade maravilhosa e com discussões pautadas em maturidade cibernética a...
Security Report | Destaques

45% dos CISOs brasileiros temem um ciberataque nos próximos 12 meses, aponta relatório

De acordo com levantamento da Proofpoint, os CISOs permanecem em alerta máximo, mas a confiança entre eles tem crescido. Apenas...