“A corrida para a excelência na SI não tem linha de chegada”

Vencedor do Prêmio Security Leaders melhor Líder Nacional, CIO da Teksid, Wellington Coelho, afirma que o sucesso de um projeto de SI depende da colaboração entre todos os gestores e de parcerias com a área de Comunicação para ajudar no entendimento e conscientização dos funcionários

Compartilhar:

“Segurança da Informação é um trabalho sem fim. Com a chegada diária de novas tecnologias e ameaças, este processo precisa se reinventar todos os dias”. A afirmação é do CIO da Teksid, Wellington Eustáquio Coelho, vencedor nacional do Prêmio Security Leaders, organizado pela Conteúdo Editorial em parceria com a IDC. Segundo o executivo, o sucesso de um programa de SI depende da colaboração de todos, da direção ao usuário final, além de parcerias para alavancar o entendimento e a conscientização da organização.

 

O executivo foi o responsável por implementar na Teksid um programa que reúne uma série de iniciativas que protegem as informações mais sensíveis da companhia assim como a privacidade de clientes e colaboradores. No setor automobilístico, o principal objetivo dos cibercriminosos é obter dados confidenciais e de propriedade intelectual.

 

Parte de um projeto mundial, a medida engloba a implantação de controles e dispositivos de segurança definidos pelo controlador. “O processo de Segurança da Informação na Teksid é conduzido pelo setor de ICT em alinhamento com as políticas e diretrizes definidas pelo grupo”, explica Coelho.

 

Força-tarefa

 

Na visão do executivo, os gestores têm um papel fundamental para o sucesso do projeto. “Em nosso código de conduta de Informática, temos muito bem definido o papel de cada líder, desde a direção, passando pelos gestores até o usuário final”, conta. Todos reportam diretamente ao Security Officer.

 

Coelho explica que o programa afetou de forma significativa as ferramentas e equipamentos de trabalho alterando a rotina dos usuários, mas nem por isso o projeto enfrentou algum tipo de objeção. “Mudanças sempre trazem algum desconforto, mas devido à importância que o tema representa, o objetivo é a consolidação do entendimento de todos os colaboradores de que a informação é um dos ativos mais importantes da organização”, disse.

 

Para isso, o CIO destaca as diversas campanhas internas de Segurança da Informação geradas a partir de uma parceria com a área de Comunicação. “O assunto era abordado de forma lúdica e sempre trazia muita criatividade e inovação”, explica. Esse trabalho em conjunto foi crucial para que todos entendessem e aderissem ao programa.

 

A consequência foi logo percebida com a redução de incidentes de segurança causados pela falta de uma política adequada. Além disso, a empresa conseguiu obter mais disponibilidade do ambiente, colaboradores mais atentos e participativos e ainda conquistou a confiança de clientes e parceiros.

 

“Nossa orientação é sempre seguir fielmente as diretrizes definidas pelo grupo, implantar e monitorar as atividades relacionadas ao processo em total alinhamento com as melhores práticas de segurança e compliance. Temos sempre em mente que a corrida para a excelência na Segurança da Informação não tem linha de chegada”, finaliza.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Proteção Olímpica: como Paris prepara a Cibersegurança para os Jogos

As ameaças cibernéticas atuais estão de olho na capital francesa durante o evento, com intenções financeiras e sociopolíticas. Autoridades nacionais...
Security Report | Destaques

Governo Federal alerta servidores sobre incidente de Segurança no ColaboraGov

Nesta mesma semana, o Ministério da Gestão e Inovação havia confirmado um ataque cibernético contra o Sistema Eletrônico de Informações...
Security Report | Destaques

Vivara confirma ataque de ransomware aos sistemas corporativos

Incidente teria acontecido no último mês de junho, sem causar impactos significativos nas operações cotidianas. Em nota endereçada ao mercado,...
Security Report | Destaques

Sistema de Informações do Ministério da Gestão sofre ataque cibernético

O Sistema Eletrônico de informações é responsável por gerir documentos e processos digitalizados, visando promover a eficiência administrativa. Em nota,...