Convergência entre segurança física e lógica é tendência para futuro interconectado

Avanço das tecnologias de captura de imagens e integração com sistemas de reconhecimento biométrico, inteligência artificial e analítica, demandam soluções de armazenamento que garantam disponibilidade, integridade e confidencialidade, para proteger infraestrutura física e ambiente de TI de ataques criminosos, mesmo sob condições extremas

Compartilhar:

Em 2017, o cibercrime gerou um prejuízo para a economia global de US$ 600 bilhões, segundo pesquisa do Center for Strategic and International Studies (CSIS). Cada vez mais as organizações precisam readaptar suas estratégias para um modelo híbrido, convergente e integrado. Seja uma loja de Varejo, que analisa o comportamento dos clientes através de câmeras de segurança, uma central de segurança patrimonial que busca acompanhar o acesso às dependências de um edifício, uma residência ou um carro com câmera de painel, torna-se essencial a precisão na captura de imagens.

 

O avanço das tecnologias de gravação e monitoramento para segurança física, após o surgimento do vídeo em 4K, aplicações analíticas e inteligência artificial, impulsionaram a demanda por soluções de armazenamento rápidas, confiáveis e resistentes. Uma solução desenvolvida especificamente para câmeras de vigilância é o WD Purple™ microSD, um cartão inédito que utiliza memória flash (assim como SSDs e pen drives) e é apto a operar continuamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ajustado especificamente para câmeras de vigilância, os cartões WD Purple microSD permitem a captura contínua, mesmo que a rede caia.

 

Integridade e confiabilidade

 

Um dos pontos críticos na segurança física é o armazenamento das imagens e sua disponibilidade para acesso recorrente. Nas ocasiões onde criminosos acessam o perímetro da empresa ou residência, em muitos casos, acabam levando consigo os aparelhos Digital Video Recorder e Network Video Recorder (DVR/NVR), contendo o disco rígido e as gravações dos dispositivos de vigilância, buscando impedir seu reconhecimento pelas autoridades.

 

A possibilidade de habilitar a própria câmera de vigilância para gravar as imagens, sem necessidade de estar conectada ao DVR/NVR, é uma das características da solução WD Purple microSD. Os cartões WD Purple têm duração cinco vezes maior que os tradicionais, permitindo até mil ciclos P/E (Program/Erase), o que indica a quantidade de vezes que pode ser gravado, apagado e escrito, garantindo a integridade das informações capturadas.

 

Além disso, a quantidade de ciclos P/E pode ser acompanhada através de um monitor de status exclusivo, desenvolvido para funcionar com câmeras habilitadas, e também acessado por um PC. Assim, os usuários podem verificar, através de uma barra de porcentagem, a vida útil do cartão, facilitando a manutenção preventiva.

 

Armazenamento resiliente

 

As soluções direcionadas para o mercado de vigilância e monitoração precisam ter características diferenciadas. Resistência a calor, umidade, trepidação, são apenas alguns pontos. A Western Digital possui centros de pesquisa e desenvolvimento focados na criação de soluções para esse setor. O WD Purple microSD, por exemplo, foi projetado para funcionar sob condições extremas, como temperatura de -25°C até 85°C.

 

“Seja para capturar vídeo 4K, em câmeras habilitadas com AI ou como parte de um sistema de dados maior, que suporta aplicativos de vigilância inteligente, a solução que desenvolvemos permite a captura de vídeo de forma confiável e em condições extremas”, afirma Alexandre Jannoni, gerente geral da Western Digital Brasil.

 

O novo cartão WD Purple microSD, lançado no Brasil no fim de maio, complementa o portfólio de dispositivos de armazenamento projetados especificamente para as necessidades atuais de vigilância e monitoração, trazendo capacidade de avanço em sua utilização através da combinação com as novas tecnologias de inteligência artificial, reconhecimento biométrico e recursos analíticos.

 

“Com esse lançamento esperamos suprir a necessidade de armazenamento e segurança exigidos pelo mercado, preparados para o futuro dos carros e casas conectados e dos dispositivos IoT integrados com as novas tecnologias”, completa Fabrício Pinheiro, gerente Sênior de Vendas da Western Digital.

 

As opções de 32GB e 64GB estarão disponíveis no Brasil a partir de junho e a empresa pretende trazer ainda os cartões de 128 GB e 256 GB. Os produtos serão distribuídos pela Intelbras e seus revendedores autorizados.

 

Mais informações e detalhes técnicos podem ser verificados na página do cartão WD Purple microSD.

 

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Proteção Olímpica: como Paris prepara a Cibersegurança para os Jogos

As ameaças cibernéticas atuais estão de olho na capital francesa durante o evento, com intenções financeiras e sociopolíticas. Autoridades nacionais...
Security Report | Destaques

Governo Federal alerta servidores sobre incidente de Segurança no ColaboraGov

Nesta mesma semana, o Ministério da Gestão e Inovação havia confirmado um ataque cibernético contra o Sistema Eletrônico de Informações...
Security Report | Destaques

Vivara confirma ataque de ransomware aos sistemas corporativos

Incidente teria acontecido no último mês de junho, sem causar impactos significativos nas operações cotidianas. Em nota endereçada ao mercado,...
Security Report | Destaques

Sistema de Informações do Ministério da Gestão sofre ataque cibernético

O Sistema Eletrônico de informações é responsável por gerir documentos e processos digitalizados, visando promover a eficiência administrativa. Em nota,...