Continuidade é a maior contribuição da Segurança para o negócio

Romero Guimarães, Diretor de TI e Transformação Digital da ATI Pernambuco, destacou durante o Security Leaders que a confiança do consumidor e de acionistas depende dessa premissa, uma luta diária dos CISOs no combate aos ataques e na preservação dos ambientes corporativos

Compartilhar:

A Segurança da Informação é uma área cheia de demandas. Entre as prioridades, a detecção e a resposta a incidentes são pontos de extrema importância. E com a alta dos ataques cibernéticos, não basta só detectar e responder, é preciso que essas ações sejam coordenadas, ágeis e foquem especialmente na continuidade dos negócios.

 

Com um tom de urgência, Romero Guimarães, Diretor de TI e Transformação Digital da ATI Pernambuco, destacou durante o Security Leaders que a confiança do consumidor e de acionistas depende dessa continuidade. “A maior contribuição da Segurança para o negócio é a continuidade dele. É um processo que leva tempo para ser construído e precisa ser uma luta diária dos profissionais de TI e Segurança”, diz o executivo na edição Norte e Nordeste do Congresso, realizado ontem (25) no formato híbrido, presencial em Recife e transmitido pela internet.

 

Guimarães chama atenção para essa luta que, em muitos casos, é ingrata para os líderes de Segurança. “A performance do CISO nos trabalhos de proteção de empresas, de plataformas digitais e de dados sensíveis precisa ser excelente. É uma luta que não se pode perder, assim como o médico ou um piloto de avião. Um erro pode ser fatal”, acrescenta.

 

O executivo encerrou a programação do Congresso refletindo sobre como a Segurança Cibernética pode ser um fator preponderante para a confiança dos clientes nas plataformas digitais e para a reputação das marcas. À medida em que a sociedade continua a migrar para um universo cada vez mais conectado, incluindo o trabalho remoto e o avanço de tecnologias com ação conjunta, ampliam as superfícies de ataques cibernéticos que podem ser uma ameaça para os negócios.

 

“A tecnologia trouxe uma grande evolução para as plataformas digitais e marketplaces. Esses modelos rentáveis para as empresas são sinais de inovação e benefícios para os clientes, sendo assim, um bem importante a ser protegido. Garantir a confiança nesses ambientes é trazer valor para o negócio, não podemos abrir espaço para ataques cibernéticos”, completa.

 

O Congresso Security Leaders aconteceu nas regiões Norte e Nordeste do Brasil em formato híbrido e todo conteúdo estará disponível no canal da TVD no Youtube.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

“Adotar Zero Trust é uma maratona”, afirma CISO do Grupo Protege

Durante o Security Leaders Nacional 2025, o Grupo Protege, Zscaler e AK Networks unem forças para apresentar a jornada de...
Security Report | Destaques

Cenário de DDoS: O que esse método de ataque representa para a Segurança Global?

O Relatório de Ameaças de ataques de negação de serviço da Cloudflare aponta que o Brasil foi a segunda nação...
Security Report | Destaques

“Cibersegurança é habilitadora dos nossos negócios”, diz CISO da Clash

Para uma companhia ativa no mercado de aquisições corporativas, gerenciar todos os níveis de Segurança das novas empresas, cada uma...
Security Report | Destaques

Elo fortalece postura de Segurança e integra visão de riscos corporativos

Case foi apresentado durante o Security Leaders Nacional 2025 e destacou a importância de mover a organização de uma atuação...