Continuidade do negócio depende da união de áreas de backup e cyber security, defendem executivos da Veeam

Planejamento atual da empresa é favorecer planos e operações que aproximem líderes de negócio e de Segurança em favor da manutenção dos storages de backups. Esse posicionamento é crítico para a recuperação dos sistemas e a consequente continuidade do negócio

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Diante de um cenário de crescente risco de informações vitais, é essencial às companhias de todos os setores desenvolverem planos de recuperação de incidentes baseados em backups seguros e protegidos. Essa foi a estratégia de ação que a Veeam apresentou para o mercado brasileiro ao recuperar os números de seus estudos sobre ransomware e data protection.

Na análise desses dois cenários, a pesquisa “Data Protection Trends Report 2023” contabilizou 85% das organizações com ao menos um incidente com ransomware no último ano. Ao mesmo tempo, 45% dos dados armazenados foram deletados ou encriptados durante um ciberataque bem-sucedido desse malware.

Além disso, os próprios backups entraram na mira do cibercrime: segundo a análise, 75% das organizações tiveram repositórios de recuperação deletados ou encriptados durante o ataque, comprometendo qualquer ação rápida e, portanto, a retomada das atividades do negócio.

Na visão do Vice-presidente de Solution e Product Strategy da Veeam, Jeff Reichard, os dados preocupam pois o grande objetivo dos negócios em crises como essas – retomar as operações o quanto antes – é interrompido por planos de proteção de backups ineficientes ou informações corrompidas por mau uso. Hoje, muitos desses incidentes são causados por ameaças conhecidas, mas sem meios claros de resposta.

“O elemento mais necessário em resposta a incidentes envolve um bom backup, protegido e ao alcance para ser colocado à prova o mais rápido possível. Devido a isso, os líderes de Segurança e TI precisarão superar as diferenças entre estruturas de recuperação e Cyber. As duas áreas devem se complementar em favor da continuidade do negócio”, afirmou Reichard durante o VeeamON Expand ocorrido hoje (19), e São Paulo.

Essa demanda se mostra na média de tempo estimada na recuperação de ransomware: hoje, esse quadro está em 3,4 semanas. O executivo diz que esse tempo de retorno é tão essencial que se tornou um motivo de troca de fornecedores pelas companhias.

“Os clientes querem uma solução funcional, confiável e capaz de preservar informações essenciais. Por isso, diversas mudanças ocorreram entre os serviços de backup visando oferecer liberdade de trânsito dos dados, cobertura de Cyber com observabilidade e mobilidade multi-cloud”, completou ele.

José Leal Júnior, Country Manager da companhia no Brasil, ressaltou na abertura do VeeamON o papel que o mercado brasileiro exercerá nesse novo posicionamento. Para ele, se antes era possível aos profissionais de TI apenas focarem em gerar backup e storage, a expansão do cenário de risco do ransomware fez esse setor se aproximar mais da Segurança, em favor da manutenção das operações.

Leal ainda ressaltou que o papel da Veeam nesse processo é percebido pela presença em estudos de benchmarking de instituições como Gartner e IDC, posicionando a Veeam em níveis importantes em backup e recovery.

“Essa é uma demanda crescente dentro do cenário nacional, pois o Brasil se posiciona de forma preocupante entre os países mais atacados do mundo. Estamos apenas atrás de mercados bem mais consolidados, como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. Isso explica o crescimento evidente da companhia no país”, acrescenta.

Jornada brasileira

A Veeam chega há 11 anos de atuação no Brasil com 4.500 clientes e um crescimento, segundo José Leal Júnior, de 31,40% ao ano, índice maior do que o crescimento da região América Latina, em torno de 30%. Segundo ele, o Brasil, sim, é o país com maior representação em termos de negócios da região, mais do México, por exemplo, mas ainda não representa os 50%, meta que o líder local tem como objetivo a ser atingido nos próximos dois anos.

Outro movimento importante feito pela Veeam foi expandir a atuação regionalmente. Para isso, a empresa investiu na composição de um time local, antes essa força de trabalho estava bastante concentrada na Argentina. Hoje, 50 pessoas integram o quadro da Veeam no atendimento direto, além de um programa de parceiros regionais.

Atualmente, a missão de José Leal Júnior à frente da companhia no Brasil é atuar em três frentes. Primeiro, avançar cada vez mais no segmento Enterprise. Outro desafio é crescer tanto na atual base composta de 4.500 clientes usuários de soluções de backup e restore, oferecendo outras soluções do portfólio, como também avançar em empresas não clientes. Por fim, faz parte da meta ampliar o número de canais e, principalmente, o perfil desses parceiros, para atender tanto às áreas de infraestruturas e TI que buscam soluções de backup, quanto o segmento de Cyber Security, preocupado em proteger e garantir a recuperação de dados e, consequente, continuidade de negócios.


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